segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Angola e a CAN


Sabemos muito pouco de Cabinda, nós os portugueses, para percebermos o que aconteceu ontem com a Selecção do Togo, um ataque que mancha de certeza a CAN 2010 porque vai ter enormes repercussões, dado que há grandes jogadores, bem conhecidos em todo o mundo, nas selecções destinadas a jogar naquele território.

Quando um país como Angola (ou Portugal, ou vários outros) se propõem organizar uma prova como a Taça das Nações Africans (conhecida como CAN, acrónimo de Coupe d'Afrique des Nations) é porque quer mostrar alguma coisa. Angola, depois de 25 anos de guerra terminados em 2001, queria mostrar que o país estava numa nova via, que a guerra tinha efectivamente terminado e que o seu povo, para além de adorar futebol, como todos sabemos, também começa a ter acesso a outros bens porque o país está a evoluir.

Na altura em que escrevo, não sei se as autoridades vão manter o grupo em Cabinda - um enclave, um território muito rico mas descontínuo em relação ao de Angola - ou se vão tomar outras decisões. Depois de ter procurado alguma coisa na Imprensa digital angolana, para entender melhor, fica-se com a certeza que as autoridades não tomaram todas as precauções necessárias.

Foi a pior maneira de começar a CAN 2010, foi a pior maneira de Angola se estrear nestas grandes organizações, foi a pior publicidade possível para a família Eduardo dos Santos, que quer mostrar uma face muito respeitável nesta altura apesar de os seus negócios e a sua riqueza estarem sob uma enorme suspeição. O futebol, em princípio, não em nada com isso mas claro que o Governo se aproveita politicamente, como tantos torneios deste género são aproveitados politicamente.

Espero ainda que, se for possível, a CAN angolana decorra sem mais problemas. E espero que Angola vença embora uma parte das minhas razões para este desejo (para além da presença do meu amigo Manuel José no comando) sejam algo mesquinhas: é que pelo menos isso contribuiria para estimular um pouco mais a economia angolana e Portugal hoje depende também desse estímulo.

Fonte: Manuel Queirós ( De Trivela)
 
Comentário: Quem são os culpados destas situações acontecerem, senão a CAF e a FIFA? Os principais organizadores deste tipo de eventos.
 
Quem lhes mandou confiar no " charme mentiroso do Zedu e dos seus petrodólares ".Afinal os petrodólares, com os quais construíram os estádios,  até pertencem aos Cabindenses.Têm ou não os cabindenses motivos para reclamarem, o que é seu por legitimidade e forjado pelos acordos de Alvor em 1975 pelos portugueses, que não souberam salvaguardar a sua própria honra e dignidade.Chamar um bando de rebeldes à FLEC (fundada em 4 de Agosto de 1963), é o mesmo que outrora chamar aos movimentos de libertação de guerrilha, como o MPLA, FNLA, e UNITA. Nessa época estes ditos movimentos de guerrilha rebeldes, também organizavam emboscadas e ataques terroristas (chamados turras) contra civis inocentes angolanos, para fazerem chegar as suas vozes internacionalmente.Quem com ferro mata...com ferro morrerá.
 
Não sou a favor, de actos criminosos de qualquer espécie, mas também não sou a favor da " Areia nos olhos ", como marketing de propaganda, ao tentarem transformar o presidente de  um movimento rebelde terrorista, transformado em partido político, como o MPLA, em Santinho e democrata, quando também ele, já deu muitos e maus exemplos ao povo angolano.Povo esse, que continua amordaçado, miserável e faminto, com receio das represálias da máquina rebeldista, terrorista e maqueavélica do MPLA, dentro e fora das suas fronteiras.
 
Que sirva de exemplo para futuros eventos.As máquinas do marketing político, conseguem transformar as aparências através dos mídias e dos meios audiovisuais.Só não conseguem transformá-las nas "matas profundas e nas terras minadas de Angola ".
 
Só um(a) ingénuo(a), e desconhecedor(a) da verdadeira realidade angolana, muito bem camuflada, é que é capaz de acreditar que Angola, é um país que oferece garantias de segurança.
 
 

2 comentários:

m.Jo. disse...

Há muito tempo puxei um link do África Minha para o meu blog, o Seguindo Adiante. O problema é que o último post que aparece é de 9 meses atrás, as atualizações não são capturadas. Pode me ajudar? Tem algum truque?
Abraços
m.Jo

Unknown disse...

Olá m.Jo

Na verdade não sei o que se passa.Tente limpar os cookies do seu computador, ou voltar a guardar nos favoritos o endereço do ÁfricaMinha

http://africaminhamami.blogspot.com/

Se existe algum truque eu desconheço.

Disponha sempre

Kandandos