terça-feira, 15 de abril de 2008

Angola na rota do tráfico das DROGAS ?


Polícia prende mulher com cocaína nos órgãos genitais

Fonte: JA
12/04

Uma cidadã angolana de trinta e dois anos de idade foi detida, na última quinta-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pela Polícia Judiciária, por tráfico de droga.
Anita Luniasi trazia do Brasil noventa e quatro cápsulas de cocaína nas cavidade abdominal e vaginal.
O chefe do Departamento Nacional de Investigação nos portos, aeroportos e postos fronteiriços, superintende Luís dos Santos, que revelou o facto, afirmou que nos últimos tempos a apreensão de cocaína, no aeroporto 4 de Fevereiro tornou-se muito frequente.
O Brasil tem sido a principal fonte dessa droga que entra em Angola por via aérea.
Explicou que os traficantes de droga socorrem-se de vários expedientes para tentarem escapar ao controlo das autoridades.
De acordo com ele, algumas vezes envolvem a cocaína em artigos diversos, outras em bagagens supostamente não acompanhadas. Mas, disse, na maior parte das vezes, ingerem as cápsulas. Segundo a Polícia, no transporte das drogas, para além do estômago, as mulheres usam um recurso que supõem seja de mais difícil de detectar: a cavidade vaginal.
No voo da TAAG, em que Anita Luniasi se fazia transportar do Brasil para Angola, estava um outro cidadão angolano, de 41 anos de idade, que também foi encontrado com cocaína no abdómen, num total de 91 cápsulas.
O somatório das cápsulas encontradas nos organismos dos dois traficantes, já a contas com a Justiça, é de 2 quilos e 673 gramas de cocaína. A Polícia Judicial admite a existência de uma rede cuja dimensão investiga, razão pela qual mostra-se reservada na abordagem do caso, por o mesmo estar sob investigação.
A detenção dos traficantes e a apreensão das drogas está a ser facilitada por meios técnicos modernos com que a Polícia Judicial está dotada, que lhe permite submeter os suspeitas a exames de radiografia e fluoscopia.
Para além dos 2 traficantes detidos na quinta-feira, a Polícia apresentou ontem à imprensa outra cidadã, de 42 anos, que foi encontrada com 574 gramas de cocaína alojadas na barriga. O facto aconteceu no dia 30 de Março. Ela também era proveniente do Brasil.


- DNIC prende homem em posse de 2 quilos e 688 gramas de cocaína

Fonte: TPA

15/04

Um cidadão sul-africano de origem nigeriana, foi detido ontem (segunda-feira), no aeroporto internacional de Luanda, quando tentava embarcar com cerca de 2 quilos e 688 gramas de cocaína para República Democrática do Congo.

Proveniente do Rio de Janeiro (Brasil), o homem de 39 anos de idade, utilizou 8 camisas de blocos de motor de automóvel para passar no aeroporto internacional 4 de Fevereiro sem ser descoberto, tática esta que falhou.

O cidadão encontra-se neste momento a contas com Policia Nacional de Investigação Criminal (DNIC).


Comentário: As Sacoleiras e trambiqueiras, não se deslocam ao Brasil, só para fazerem compras de produtos de bazar e de outros afins, semelhantes.Também se dedicam ao tráfico, de outros produtos considerados ilícitos.A questão é, depois da Guiné-Bissau, (As drogas na Guiné-Bissau como factor de fragilização do Estado; Tendências e rotas do tráfico da cocaína para a Europa, através da Guiné-Bissau e da plataforma ocidental africana; A procura de cocaína na Europa, responsabilidade partilhada; Plano Nacional de Emergência de Combate ao Narcotráfico; Plano Operacional de Combate ao Narcotráfico na Guiné-Bissau, são alguns dos temas a abordar durante a conferência), será que a rota dos traficantes mudou?Não acredito muito, nessa teoria.O tráfico de e para Angola, sempre existiu, pode ter-se intensificado, com a vigilância reforçada aos acontecimentos recentemente surgidos na Guiné-Bissau.

Como também, não acredito que o tráfico, incida exclusivamente sobre as drogas.Refiro-me ao tráfico de pedras preciosas (diamantes).Mas neste tipo de tráfico o perfil dos traficantes, é de outra índole social.Praticado nas classes médias e altas - classe cujo o status mais elevado é a corrupção, movimentando-se ao mais alto nível das influências próximas do poder.Quer dizer, estão protegidas ao abrigo das leis instituídas pela corrupção emanadas pelo orgão do poder.Dificilmente em Angola, um subordinado, fiscal das alfândegas, ou até mesmo a DNIC, terá poderes para VEDAR a entrada ou saída de tráfico das pedrinhas (brilhos) a um General e seus familiares e amigos, assim como a um familiar e amigo de um ministro ou representante dos orgãos do poder. Na recente cimeira UE/ÁFRICA, todos viram e assitiram através da TV, o Presidente de Angola José Eduardo dos Santos e a primeira dama, Ana Paula dos Santos, sairem directamente do avião que os transportou de Angola, para um automóvel estacionado na pista.Não passando pelos detectores do tráfico.Alguém " cuscou com detectores os bolsos e a pochette do casal Dos Santos? E à restante comitiva, também cuscaram os bolsos e pochettes ?

A este tipo de tráfico, ninguém se refere, seja qual fôr o orgão de comunicação ( escrita, falada, visual).Este tipo de tráfico, todos sabem que existe, todos comentam em "surdina", mas ninguém se chega à frente para combatê-lo.Se necessário, o espólio do tráfico, fica à guarda e segurança das forças de segurança e controle, em cofres, aguardando o seu envio.

Recentemente, tivemos um bom exemplo, sobre o que acabei de "especular?".Refiro-me ao desabamento do edífico da DNIC.Diziam as más línguas, que muitos dos socorritas envolvidos, estavam camufladamente interessados na recuperação do espólio BRILHANTE, debaixo dos escombros.Inclusivamente, um jornalista da rádio (Eclésia)quase foi trocidado na praça pública, por ter tido a coragem de denunciar aos microfones da rádio em directo, a primazia dada ao espólio valioso nos escombros, em deterimento das buscas das vítimas.Sempre ouvimos dizer, não há fumo sem fogo.


Angola na rota do tráfico das DROGAS? E o tráfico de diamantes, não existe em Angola, ou casos que mereçam os seus nomes serem divulgados públicamente na imprensa falada, escrita e visual ?

Ao abrigo do novo acordo ortográfico da lusofonia: Cadê os nomes dos TRAFICANTES de DIAMANTES ?

2 comentários:

Claudia disse...

Muito interessante essas postagens.

Abraços,

C.

Anónimo disse...

angola tem policias inteligentes,mas nao tem equipametos modernos tais como viaturas apropriadas,finanças para um bom acompanhameto,se ja estivesse bem equipada podem querer q ja teriamos resultados melhores