sexta-feira, 18 de abril de 2008

Angola: Jornal de Angola acusa líder da UNITA de prestar vassalagem ao "clã soarista"

Fonte: RTP

Luanda - O Jornal de Angola (JA, estatal) acusa hoje em editorial o líder da UNITA, Isaías Samakuva, de ter ido a Portugal "prestar vassalagem" a "dois cadáveres políticos", referindo-se a Mário Soares e João Soares

O texto, intitulado "A política errada no sítio errado", começa por afirmar que Samakuva, que vai permanecer em Portugal até domingo, "está a demonstrar que continua acantonado no espírito conspirativo da Jamba".

"Em vez de usar uma linguagem digna de um político com aspirações de poder, reproduz as atoardas, as mentiras e as calúnias tão caras à imprensa e aos círculos hostis a Angola", adianta o editorial do JA.

Referindo-se a declarações de Isaías Samakuva feitas em Portugal, onde este acusa o governo de Luanda, segundo o texto do JA, de ser "corrupto", de "limitar a liberdade de imprensa" e de "controlar a Justiça", o editorial diz que estes são "expressões caras ao clã soarista".

"Dizer estas coisas a uma corte de jornalistas escolhidos a dedo é muito grave, porque o líder da UNITA mostra que continua em guerra contra o seu próprio país e a tratar Angola e os angolanos como inimigos a abater", aponta ainda o Editorial.

O jornal afirma ainda que "é pouco digno e até imprudente usar os argumentos habitualmente usados por João Soares. Indigno porque o antigo presidente da câmara de Lisboa está permanentemente a denegrir o nosso país".

"E é imprudente porque seguir o seu pensamento ou usar os seus argumentos pode redundar em desastre eleitoral", refere o texto, lembrando que João Soares é um político gasto, sem chama(...) sem credibilidade e unanimemente detestado em Angola".

"Mário Soares, o chefe do clã de apoio a Samakuva, é um desastre mais grave", avança a mesma prosa, fazendo ainda considerações à derrota eleitoral do ex-Presidente português nas eleições presidenciais.

O Editorial do JA questiona ainda o porquê e o que ganha o líder da UNITA em "prestar vassalagem a dois cadáveres políticos".

"Com milhares de esqueletos no armário e de braço dado com dois políticos em acelerada decomposição, Samakuva parece correr para o desastre total", sublinha o JA ainda no seu Editorial de hoje.

"É curioso e sinto-me honrado", foram as palavras usadas pelo deputado João Soares quando reagiu, em declarações à Lusa, ao editorial.

"Não é a primeira vez que sou alvo de ataques nos editoriais do JA", disse João Soares, que é acusado de "permanentemente denegrir Angola".

João Soares refere que gosta muito de Angola e que nunca falou mal deste país, "mas isso não significa que deva gostar de José Eduardo dos Santos (Presidente angolano) e do MPLA".

A Lusa procurou falar com Mários Soares, mas o ex-Presidente da República encontra-se fora de Portugal e não esteve contactável ao longo do dia de hoje.

O JA defende ainda que Samakuva "escolheu mal" o local para "abrir uma campanha política" falando de corrupção em Angola, porque "é o próprio Presidente da República portuguesa a reconhecer que a corrupção é hoje um dos mais graves problemas que Portugal enfrenta".

No editorial, o jornal estatal angolano acusa ainda o presidente da UNITA de ter ido a Portugal dizer a "um grupo de jornalistas amigos" o que "deveria ir dizer ao procurador-geral da República de Angola" porque "se tem provas - da corrupção em Angola - tem que levar esses indícios ou essas provas a quem de direito".

"Os retornados de extrema direita e os beneficiários dos diamantes de sangue devem ter ficado felizes com o discurso de Samakuva, mas os angolanos que se prezam, que amam o seu país e que lutam pela sua grandeza, ficaram seguramente muito zangados com o líder da UNITA", entende o JA.

"O líder da UNITA disse em Lisboa que o seu partido está à esquerda do MPLA. Se assim fosse, o seu líder não estaria a usar hoje os mesmos métodos que a PIDE usava para denegrir e aniquilar os dirigentes nacionalistas que lutavam pela libertação da Pátria, sob a bandeira do MPLA, lançando campanhas caluniosas e difamatórias", afirma o jornal.

Antes do JA,na quarta-feira a agência estatal Angop divulgou um texto não assinado e colocado em manchete na sua página na internet reagindo às acuações do presidente da UNITA.

Não são são conhecidos comentários políticos de membros do Governo nem de dirigentes do MPLA a este respeito.

Reagindo a este editorial e também ao texto da Angop, Isaías Samakuva disse à Lusa que o seu partido está habituado a este tipo de "ataques".

"Estamos habituados a este tipo de ataques na imprensa oficial angolana, mas vamos continuar a dizer o que é verdade e naturalmente, em Angola, também haverá muitos que concordam com o que estamos a dizer", disse o digente partidário.

"Como Jesus Cristo disse, `Senhor, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem`", ironizou Samakuva.

Sobre as relações, apontadas pelo JA, com "o clã Soares", o presidente da UNITA adianta que, mais uma vez, "não há nada de novo".

"Cada pessoa, na sua existência, cada organização, na sua existência, tem as suas ligações. Nós temos as nossas e eles têm as deles", afirmou. "É uma questão de se respeitar as relações dos outros", concluiu.




Comentário:Eu já disse por aqui várias vezes, que os Deuses em Angola devem andar LOUCOS.Ao ler esta notícia fiquei estupefacta com as acusações feitas pelo Jornal de Angola (Jornal Oficial do MPLA e do Poder) principalmente a Mário Soares e consequentemente ao seu filho João Soares, esqueceram-se de mencionar a mulher e mãe de ambos, Maria Barroso.Fiquei estupefacta pelo simples facto, de Mário Soares ter passado de HERÓI(símbolo) DA DESCOLONIZAÇÃO PARA O MPLA, para PERSONA NON GRATA.

Alguém, no meio desta contorvérsia está a tentar "viciar e baralhar as cartas em contramão" ou deve estar com LAPSOS DE MEMÓRIA.Ou ainda " ÉBRIO".

Mário Soares chefe da clã de Samakuva ??As coisas que nós aprendemos.Mas então não foi o Mário Soares que participou nos acordos de Alvor, que originou a entrega de Angola ao MPLA?
Já não percebo nada.Então o maior sonho do exilado do facismo Mário Soares, era entregar Angola aos africanos, porque durante o seu exílio conversava com muitos africanos, e reconhecia que a luta deles pela independência era justa.Daí, ter nascido o seu sonho LOUCO INCONSCIENTE de entregar Angola à ESQUERDA de MAO TSÉ TSÉ.

Parece-me que esta posição do Jornal de Angola, em representação e defesa do MPLA e do poder, um acto indigno de ingratidão, para com o amigo de outrora Mário Soares.
Pelo menos está a ser mais ingrato que João Soares, como é sabido tem uma dívida para com a Unita.Foi esta, que lhe salvou a vida, na tal queda do avião.É normal e compreensível que ambos estabeleçam laços.Se tal acontecesse com o autor do discurso do jornal, também seria normal e compreensível.A não ser, que o autor seja por natureza um ingrato de nascença.

Como também, me parece indigno, de certa forma reflectindo desespero de causa, o dito jornal, sentir a necessidade de recorrer aos retornados, apelidando-os de extrema direita, acusando-os de beneficiarem dos diamantes de sangue.Mas que raio andam a beber em Angola ? Andam a beber e a destilar veneno? Está provado e comprovado, que as minas dos diamantes de sangue pertenceram à Unita, como elemento de suporte da sua guerra, passando depois de mãos, para a familia Real DOS SANTOS, para o MPLA, para os Generais,para os Amigos Imperialistas do MPLA, que após o fim da guerra, e durante um período de cerca de quatro anos, aproveitaram para DELAPIDAR mais descaradamente as referidas minas.Só em 2006, e porque as chancelarias e comunidades internacionais, começaram a pressionar, com ajuda da oposição e do povo, é que o MPLA e o poder, se lembraram de dar ínicio à reconstrução.Durante esses longos quatro anos de saque e de delapidação das minas de diamantes dos angolanos, o MPLA e a sua família Real Dos Santos, não foram capazes de gastar um diamante que fosse, na construção de algo de útil para o povo angolano.Durante esse período(para não falar dos outros), encheram os seus bolsos com diamantes de sangue das crianças angolanas, num EXTREMÍNIO BRUTAL.Delapidaram as riquezas, empregaram-nas em luxos e no aumento das fortunas pessoais dos governantes e dos seus familiares etc,.

Acusar os retornados de terem beneficiado dos diamantes, quando foram eles, que construiram a Angola, que o MPLA e o poder que hoje lidera, usufruiu durante 32 anos.Se os retornados soubessem o que sabem hoje, tinham de facto LAPIDADO AS MINAS DE DIAMANTES, como forma de pagamento das indemnizações pelos danos causados por Mário Soares, devido à entrega de Angola ao MPLA, de uma forma camuflada.Sem os diamantes, talvez a guerra nunca tivesse acontecido, e não tivesse um período tão longo.A expressão diamantes de sangue, surge precisamente com a guerra de Angola(MPLA/Unita), e da Serra Leoa, que eram trocados por armas aos traficantes de armamento.Armas essas, que foram e são usadas para massacrar o povo. Os famosos retornados que atormetam o Jornal de Angola, quando defenderam Angola em nome de Portugal, não compravam armamento aos traficantes de armamento.Usaram os diamantes para construir infra-estruturas, incluindo o Palácio da Familia Real Dos Santos.Para construir o Banco Nacional de Angola.Para construir o aeroporto 4 de Fevereiro.Essa ideia de usar os retornados, foi uma ideia infeliz.Não vale a pena atirarem com areia para os olhos.Quem escreveu o discurso tenha a humildade de reconhecer, que não tinha argumentos para tentar atingir os milhares de angolanos na diáspora, que não se reveêm nem com o MPLA, nem com o poder.Tenha a humildade de reconhecer, que os angolanos na diáspora atormentam o MPLA e o poder, com as suas novas mentalidades e visão de análise das situações.Os angolanos na diáspora são MUITO MAIS ANGOLANOS, que os angolanos dentro do seu país.Vivem na diáspora precisamente, por não aceitarem e não quererem ser coniventes com a CORRUPÇÃO, COM OS SAQUES E ENRIQUECIMENTO À CUSTA DA RIQUEZA DOS DIAMANTES DE SANGUE, E DAS POLÍTICAS DITADORAS, ONDE A LIBERDADE É UMA CENSURA AO MAIS ALTO NÍVEL.

Eu não sou, nem do MPLA, nem da UNITA, nem do raio que o parta (são todos farinha do mesmo saco).E não fiquei nada feliz com o "DISCURSO XENÓFOBO" do Jornal de Angola, num ataque frontal às pessoas que foram vítimas tal como a maioria do povo angolano, de acordos entre o MPLA, UNITA, FNLA e Mário Soares.Se o Jornal de Angola, considera indigno o que o representante da Unita disse em Portugal, mais indigno é o referido Jornal sentir a necessidade de recorrer a pessoas inocentes, também elas vitimas da má descolonização, da guerra, da má governação do MPLA, para usá-los na sua argumentação.Se actualmente, o autor do discurso do Jornal de Angola, tem um tecto digno para viver, uma estrada para circular, escolas para os seus filhos, deve-o aos retornados.E esse dever, deve ser respeitado.Mas como em Angola, quando a liberdade de expressão incomoda os calos do partido do poder e de todos que o apoiam, é normal que os princípios e as regras da boa educação extravassem para a falta de respeito e de educação. Para o abaixamento de nível.Para o degredo.É no degredo que Angola vive, com jornais e jornalistas com este nível.

Mais palavaras para quê?É um jornal e jornalista de Angola, conetado com o partido (MPLA) do poder.Ambos não sabem, o que significa "liberdade de expressão e de isenção"

Felizmente, sou uma angolana que me prezo, que amo o meu país, luto pela sua grandeza longe da ditadura do Jornal de Angola.Se assim não fosse, não poderia fazer os meus comentários de "escárnio e mal dizer" sobre certos angolanos, com um carácter semelhante ao autor deste discurso do Jornal de Angola.Tinha logo a PIDE do MPLA à perna, a tentar silenciar a minha liberdade de expressão.

Aos novos estrangeiros imperialistas (futuros retornados), esta troca de " mimos" entre o Jornal de Angola e a Unita, é um sério aviso do que o futuro vos reserva, relativamente às acusações de terem ajudado e participado na reconstrução de Angola, fizeram-no de uma forma deficiente, beneficiando únicamente dos diamantes de sangue do vosso suor e lágrimas.Entram como imperialistas, saem como retornados extremistas

Ao autor do discurso do Jornal Angola, o meu agradecimento vai no sentido de: quando eu puder votar na diáspora, graças a pessoas com o seu cáracter, já sei em quem devo depositar a nova "arma" dos diamantes de sangue - o meu VOTO.

Já agora, para o autor do discurso do Jornal de Angola, e para todos que desejem ouvir na primeira pessoa, o que foi que o representante da Unita disse numa entrevista ao Fórum da RTPÁfrica/PT.Para tal, basta visualizarem o vídeo em anexo.Que por sinal, não está completo, porque simplesmente no decorrer da mesma, eu entendi que o ACUSADO, não estava a dizer nada de novo e de interessante.Mas ao ler o discurso do Jornal, fui recuperá-lo.

Deixo à vossa liberdade, o direito de analisarem na forma que mais vos aprover.Livres de influências.(peço desculpa, mas o vídeo apresenta algumas deficiências.Para melhor audição talvez seja recomendável a audição no local de alojamento do mesmo em dailymotion)

Em Angola, não é só a Unita que está no sítio errado,e na política errada.Em Angola, está tudo ERRADO, desde a sua fundação (1956) até aos tempos actuais.




Sem comentários: