sábado, 1 de dezembro de 2007

Autora de "Purga em Angola" diz-se alvo de intimidação

Fonte: Jornal de Notícias
Friday, 30 November 2007

A publicação de "Purga em Angola", polémico ensaio sobre o sangrento contragolpe de 27 de Maio de 1977 no seio do MPLA, tem valido aos seus autores, o casal de investigadores Dalila Cabrita Mateus e Álvaro Mateus, uma série de "ameaças e tentativas de intimidação", confirmadas, ao JN, pelos próprios. Além disso, é quase impossível encontrar o livro à venda.
"Um antigo ministro e hoje deputado do MPLA, num telefonema que me dirigiu, afirmava, preto no branco, que a publicação do livro ainda nos traria, a mim e ao meu marido, complicações", denuncia a investigadora do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa, sem querer avançar a identidade do dirigente angolano.

Se é sobre a figura de Agostinho Neto - Presidente da República na altura dos acontecimentos - que o livro faz incidir a maior dose de responsabilidades, "Purga em Angola" coloca também em xeque figuras hoje consensuais no meio literário lusófono, como Pepetela, Manuel Rui Monteiro ou Luandino Vieira.

Os três escritores terão feito parte da tristemente célebre ‘Comissão das Lágrimas’, nome atribuído à instância criada com o objectivo de julgar os supostos envolvidos no contragolpe que pretendeu depor Agostinho Neto, distinguido com o Prémio Lenine da Paz, no ano anterior ao massacre.

Edição "embrulhada"
Números exactos sobre o total de mortos provocados pelo contragolpe não existem com rigor, mas há um dado que ajuda a situar a dimensão da chacina depois das depurações: 80 mil angolanos foram riscados do quadro de militantes do MPLA.

Ao longo da investigação, a co-autora concluiu que "militantes e simpatizantes, amigos e familiares, dezenas de milhar de pessoas passaram por cadeias e campos de concentração. E muitos foram mortos após aterradores interrogatórios, sem nunca ter sido julgados e sem se saber sequer onde repousam as ossadas".

O Jornal de Notícias contactou, ao longo do dia de ontem, a Embaixada de Angola para obter uma reacção oficial à publicação do livro, mas todas as tentativas para chegar à fala com o máximo responsável da diplomacia angolana em Portugal revelaram-se infrutíferas.

Desde o lançamento, no início de Outubro, que o livro tem estado rodeado daquilo que Dalila Mateus define como "condições atribuladas e estranhas" que fizeram aumentar as contra-informações.

A docente universitária garante também que "uma semana antes do lançamento, quando os autores ainda não tinham visto o livro, já na Embaixada de Angola alguém se gabava de o ter e de o ir mandar para Angola".

As suspeitas adensaram-se a partir do momento em que a tiragem rapidamente esgotou e, apesar das sucessivas promessas nesse sentido, o stock não foi reposto. "Há praticamente um mês que não existem livros à venda", acusa Dalila Cabrita Mateus, para quem "não admira que, com esta embrulhada, apareçam pessoas a dizer que boa parte da edição foi vendida a Angola para ser queimada. Ou, então, a afirmar que Angola comprou a distribuidora e esta retirou os livros do mercado".

Carlos Araújo, editor da ASA, responsável pelo livro, desmente eventuais pressões sofridas e atribui à situação interna da empresa, adquirida há cerca de dois meses pelo grupo de Miguel Paes do Amaral, as dificuldades no lançamento de uma nova edição.

O responsável admite que "houve um erro de cálculo na tiragem", de apenas dois mil exemplares, mas garante que o problema afectou outros livros.
Apesar da garantia de Carlos Abreu de que uma nova edição estaria disponível a partir da passada terça-feira, a verdade é que ontem, ao fim do dia, "Purga em Angola" continuava esgotado.

Com excepção da Lello, no Porto, encontrar um exemplar do ensaio é uma tarefa quase condenada ao fracasso das 45 lojas da rede da Bertrand às nove do Grupo Bulhosa, o cenário repete-se um pouco por todo o lado.

Comentário: Só me apetece dizer.No meio desta embrulhada toda, está uma das razões pelas quais eu aprecio e leio atentamente as obras do escritor angolano Pepetela.Embora este escritor, afirme que as suas obras são produto de ficção, quem as lê, sabe perfeitamente 99.90% é a realidade, devido aos cargos e envolvimentos políticos que ele viveu e ocupou quer dentro do MPLA e governo quer na sociedade angolana.Ficando difícil para o escritor, separar a realidade da ficção quando escreve as suas obras.Ler Pepetela é ler a mentalidade dos angolanos pré e pós-guerra de Angola.

Quanto ao desabafo e incómodo dos autores do livro "Purga em Angola" se proventura tivessem lido atentamente a obra "Predadores" de Pepetela, já saberiam de antemão que esta situação iria acontecer.Deveriam saber que "com os Vladmiros" de Angola ninguém se mete ou mexe.Eles controlam tudo, inclusive Editoras.Para as editoras portuguesas, outros interesses se levantam.Convêm ler as intenções do escritor angolano José Eduardo Agualusa relativamente a este assunto, ao qual pretende uma aproximação ao Brasil em deterimento da língua portuguesa.E todas as Editoras portuguesas, estão interessadas e à espera de terem uma oportunidade na " Missão de Espírito de Reconstrução de Angola".Quem sabe, se este comportamento da parte da editora, esta obra não veio abrir o caminho à tal oportunidade que esperava, para integrar o "Espírito de Missão em Angola".A força do capital ( dinheiro) fala mais alto, que um simples livro e seu(s) autor(es).Deveriam ter procurado uma editora espanhola ou francesa (por exemplo), para a edição da sua obra.Infelizmente isto é Angola, e as relações bilaterais entre países.Esta obra, neste momento é inoportuna.Não interessa a nenhuma das partes envolvidas (Angola-Portugal-Editoras), à excepção dos seus autores.



Sem comentários: