quarta-feira, 1 de abril de 2009

ACTUALIZAÇÃO DO REGISTO ELEITORAL


Fonte: o apostolado

A fase de actualização do registo eleitoral tem inicio esta quarta-feira em todo o território nacional.

O processo tem duração de dois meses e abrange cidadãos nacionais que completam 18 anos até 31 de Dezembro do ano em curso e os que por qualquer motivo não tenham efectuado o registo eleitoral.

Além do registo nas administrações municipais e comunais, o Ministério da Administração do Território vai promover o registo dos cidadãos em postos e brigadas móveis nos locais de difícil acesso.

Para o efeito, o ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, reuniu-se recentemente, em Luanda, com entidades provinciais para análise da preparação do processo.

"Procuramos analisar questões ligadas à formação dos agentes eleitorais, cujo universo rondará os mil e novecentos, entre chefes de brigada e brigadistas, devendo ser utilizado o modelo de actualização idêntico ao do ano passado", explicou.

Fontes Pereira revelou ainda que o "software" usado no registo eleitoral em 2007 foi aperfeiçoado, para permitir melhor desempenho técnico, o que obriga ao refrescamento dos brigadistas antigos e a formação de novos agentes.

Esta fase não abrange ainda o registo de cidadãos no estrangeiro, pelo que aqueles que se encontram na diáspora e estiverem interessados devem deslocar-se ao país para fazer o seu cadastramento.


Comentário: A parte que eu mais gostei, foi :Esta fase não abrange ainda o registo de cidadãos no estrangeiro, pelo que aqueles que se encontram na diáspora e estiverem interessados devem deslocar-se ao país para fazer o seu cadastramento.

Cadastramento,é uma palavra derivada de cadastro.

Cadastro corresponde ao perfil de um cidadão com registos na justiça, equivalente ao «registo criminal».

Muito interessante o cadastramento dos cidadãos angolanos(estrangeiros na diáspora)

Sem comentários: