quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Angola: Sindicalistas presos durante greve de professores

Fonte:Esquerda.net

Cinco dirigentes sindicais foram presos na segunda-feira durante uma greve de professores na província angolana do Bengo. A porta-voz do SINPROF denuncia que "há perseguição aos colegas que estão a fazer piquetes" e afirmou a continuidade desta greve contra os baixos salários e falta de diálogo da direcção provincial da Educação.

"Mal estamos a formar a terceira República (designação oficiosa para o actual período pós as segundas eleições em Angola) já estamos com pressões e perseguições, o que indicia que nada mudou", acrescentou Hermínia do Nascimento, citada pelo site Notícias Lusófonas.

"A razão tem que vencer. Há razões mais do que suficientes para se fazer essa greve, aliás ainda não decretamos a segunda fase da greve nacional porque registamos que em algumas províncias ainda há algum diálogo e acreditamos que as coisas se vão resolver", salientou Hermínia do Nascimento, acrescentando que a greve de professores no Bengo prosseguirá "até que as partes sejam chamadas para negociar".

"Com estas detenções não há outra solução. Se há uma paralisação legal, as pessoas deviam sentar-se e reflectir. Só se chegou à paralisação porque não houve boa vontade por parte da direcção provincial da Educação para se resolver este problema", frisou a dirigente sindical.

A Frente para a Democracia também reagiu à detenção dos sindicalistas e vê "com apreensão que este acto gratuito de violência e de desrespeito pelos direitos humanos e pelos princípios mais elementares do Estado democrático de direito enquadra-se na estratégia da restauração autoritária reiniciada pelo Governo após a usurpação da maioria qualificada nas eleições de 5 de Setembro". A FPD diz que esta acção do Estado angolano "já se abateu sobre populares na Lunda-Norte saldando-se em 1 a 5 mortos e mais de uma centena de detidos e na detenção de aproximadamente cinco autoridades tradicionais da Lunda-Sul".



Comentário:Vai continuar tudo na mesma.A nova pseudo-democracia do MPLA, é de FACHADA.
Isto é, mudam-se os termos e as pessoas, mas a qualidade do lixo de quem o manda fabricar é a mesma - MPLA.Perseguições, autoritarismo, prepotência, violação dos direitos humanos, corrupção e compadrio, entre, e, nas altas esferas nacionais e internacionais, etc,.

Democracia em Angola?!

Só, para quem acredita em miragens, ou para os bajuladores que andam a comer do mesmo prato do MPLA e da família JES.Comem e assistem por conveniência económica e política.Convêm-lhes internacionalmente vender o lixo de má qualidade, como se de boa qualidade se tratasse.Conseguem transformar a Ditadura em Democracia.

Malembe!!! Malembe !!!

Aguenta POVO, a opção foi tua !!! Vinte 27 anos de guerra não foram suficientes para tu aprenderes.Terás que aguentar mais 4 anos, caso não emendes os teus erros.

Sem comentários: