segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Deputados com remunerações aumentadas

Fonte:Club-k

Luanda - O valor médio mensal das remunerações dos deputados angolanos (vencimento base+subsídios) foi elevado para c USD 10.000 c três vezes mais que na legislatura anterior. A medida terá sido influenciada por critérios políticos, entre os quais o de tornar atractivo o cargo de deputado, de modo a acomodar grupos internos do regime.



Ao vencimento base de um deputado, aumentado de c USD 1.250 para c USD 5.000, por votação em plenário, acrescem subsídios vários, tais como os seguintes:
- Subsídio de instalação: c USD 35.000 (ocasional).
- Subsídio para aquisição de viatura de função: c USD 75.000 (ocasional).
- Subsídio para manutenção de viatura: n/c
- Subsídio de manutenção de residência: c USD 35.000 (anual).
- Subsídio mensal de renda de casa: c USD 1.500 (mensal).
- Subsídio de atavio (vestuário): c USD 1.500 (mensal).
- Subsídio para pagamento de empregados domésticos: c USD 1.600 (mensal).

Uma nova modalidade de usufruto dos subsídios foi também adoptada. Os valores correspondentes passaram a ser depositados em contas dos deputados, cabendo aos mesmos a sua administração. Anteriormente era o Parlamento que processava pagamentos de aquisições e serviços prestados aos deputados, mediante apresentação de facturas.

A acomodação da elite política e da classe média ligada ao regime, ocorrida no seguimento das eleições de Set.2008, é considerada imperativo do esvaziamento a que o “desmesurado” resultado do MPLA sujeitou a UNITA e a oposição em geral, (a lógica foi a de colmatar o desaparecimento de um factor de coesão com a criação de outro).

O fraco resultado obtido pela UNITA fez esbater a “ameaça” que desde sempre lhe esteve associada (AM 340), tendo-se dissipado assim um factor de coesão de grande utilidade na manutenção da coesão interna do regime. As novas e mais compensadoras oportunidades de acomodação no poder, Governo, Assembleia, diferentes escalões da administração, foram calculadas para servir de novo factor de coesão.

A nova Assembleia Nacional, é na sua composição dominada pelo MPLA, com mais de 80% dos lugares. A UNITA tem apenas 16 deputados – quatro vezes menos que na anterior legislatura. Perdeu visibilidade ao ser-lhe atribuída a terceira vice-presidência (que nunca tem lugar na mesa) e esteve mesmo destinada a ocupar os lugares do fundo da sala de sessões.




Comentário: Cá(Tuga) como lá(Mwangolê) a vida é TÃO BELA para os DEPUTADOS.

EU JURO QUE CUMPRIREI FIELMENTE E DEDICAMENTE O CARGO PARA O QUAL FUI NOMEADO PELO VALOR DE 5.000 USD MENSAIS, ACRESCIDO DAS RESPECTIVAS AJUDAS DE CUSTO.

Viva o POVO que anda CEGO !!


Sem comentários: