quarta-feira, 9 de julho de 2008

“RÁDIO DESPERTAR” NOTIFICADA A SUSPENDER AS EMISSÕES

Fonte: o apostolado

O governo angolano notificou a “Rádio Despertar”, uma emanação dos acordos de paz com a UNITA, a suspender as suas emissões durante 180 dias.



Motivo? A radiação das suas ondas além do perímetro autorizado a uma rádio comercial baseada em Luanda ou, seja, para além de 50 km!

Com despacho datado de 2 Julho corrente, a medida do Ministro dos Correios e Telecomunicações, Licínio Tavares, foi recebida somente anteontem pelo director da "Despertar", Alexandre Solombe, enviada pelo Instituto Nacional de Comunicações (INACOM).

De acordo com o INACOM, a frequência modulada atribuída a "Despertar", FM 910, tem sido captada até no Uige, portanto a mais de 400 km da capital angolana.

O despacho ministerial determinou «a suspensão das transmissões por 180 dias, com efeitos imediatos, mas sem especificar o dia», disse o jornalista.

No seu ponto de vista indignado, expresso ao Apostolado ontem, o seu órgão «está a ser alvo de uma manobra eleitoral do MPLA e amadurece a reacção acertada a esta adversidade».

Reunião de emergência

Pelo seu lado, a UNITA anunciou que requereu uma reunião de emergência do mecanismo bilateral com o MPLA sobre a questão.

O anúncio foi feito pelo seu porta-voz Adalberto da Costa Júnior, que repisou na tese de uma «manifesta estratégia eleitoral do MPLA».

A Rádio Despertar iniciou as suas emissões a título experimental em Dezembro de 2006 e entrou na fase operacional três meses mais tarde.

Conseguiu uma ampla audiência na capital angolana, em especial, nas suas populosas zonas periféricas de onde os ouvintes participam via de regra em massa nos programas interactivos, entre os quais se destacou “o parlamento público”, no qual os que ligam são tratados jocosamente de deputados.

Alguns meses atrás, o secretário do MPLA para informação MPLA, Norberto dos Santos Kwata Kanawa, criticou a emissora tanto por causa da «linha editorial de propaganda de um partido» e a radiação excessiva da sua frequência.

Segundo Solombe, técnicos da empresa italiana "TeleConsult", que instalara os equipamentos da Despertar já chegaram a Luanda para fazer as adaptações necessárias.

«Na segunda-feira passada, esperávamos ter uma audiência com a direcção do INACOM para o efeito, mas foi-nos negada sem justificação», lamentou o director da"Despertar".


Comentário: Está-se a compôr, os ocupantes prepotentes do poder já estão com medo da língua afiada da voz popular (desabafos) transmitida através da rádio, que vai DESPERTANDO para outras realidades e que não podem nem devem alcançar outras zonas de Angola, pois podem provocar contágios e consequentemente alterar o sentido do voto, prejudicando o MPLA/JES, partido que ocupa o poder e controla todos os orgãos e meios de comunicação social.Quando o galo começa a cacarejar alto e longe demais, os prepotentes fazem-se valer dos seus poderes de ditadura para o silenciar.Impedindo as massas populares de expressarem livremente as suas opiniões, principalmente se elas não estiverem de acordo com as cassetes demagógicas (comunista) do MPLA/JES.Na democracia desejada pelo MPLA/JES para Angola, só pode existir um partido com exclusividade e liberdade de expressão.Esse partido, como já devem saber, é o MPLA/JES.

Tudo que seja, para DESPERTAR as massas populares contra a demagogia comunista do MPLA-JES, deve ser SILENCIADO e BANIDO durante o período da campanha eleitoral.

Com este tipo de poderes e influências, também eu ganharia as eleições com uma grande margem, tal como fez o velho senil ditador do Zimbabwé Mugabe.

Qualquer semelhança entre os ditadores do MPLA/JES e o ditador Mugabe é pura coincidência, fruto de uma ilusão, criada nas cabeças dos mal intencionados que pretendem denegrir o MPLA e o seu presidente José Eduardo dos Santos.

Com este tipo de comportamentos, alguém ainda acredita que as eleições em Angola vão ser livres e justas, cujos os partidos da oposição vão poder concorrer em pé de igualdade (meios) com o MPLA ?

Já agora, também podiam mandar encerrar o canal 2 da TPA (pertencente aos filhos do presidente da nação) o Jornal de Angola (pertencente ao MPLA/JES) cujas as suas divulgações e propagações alcançam o país inteiro, transmitindo a sua propaganda.Ou há moralidade, e comem todos pela mesma bitola.Caso contrário começa a cheirar a FRAUDE ELEITORAL.


Sem comentários: