quarta-feira, 2 de julho de 2008

Primeiras palavras de Ingrid em liberdade: "Resgataram-nos com coragem"




Primeiras palavras de Ingrid Betancourt, em liberdade

"Resgataram-nos com coragem"

A ex-candidata presidencial disse que a operação do seu resgate foi totalmente limpa e destacou a armadilha que as Forças Militares aplicaram às Farc.
"O resgate foi absolutamente impecável", assegurou na sua primeira entrevista à emissora do Exército.


Com uma falsa operação humanitária, o Exército enganou as Farc e conseguiu que reunissem os sequestrados que estavam separados em três grupos nas selvas do Guaviare. Quando os subversivos esperavam encontrar-se com com o seu novo líder, "Alfonso Cano", chegou um helicóptero militar que conseguiu libertar qinze dos sequestrados.

Na operação, que as Forças armadas denominaram "Jaque", foram capturados "César" e outro membro da frente, que cuidavam dos sequestrados. Serão entregues às autoridades judiciais.

"Estamos a falar de um sítio a 72 Km de San José de Guaviare e a 50 Km de Tomachipan", assegurou o militar que, do Ministério DA Defesa, explicou os pormenores da operação.

A partir da fuga do subintendente John Frank Pinchao, em 4 de Fevereiro de 2007, começou a preparar-se a librtação. Os dados que a polícia entregou aos serviços de inteligência militar, com descrições sobre os sítios que percorreu durante a sua odisseia, permitiram a aproximaçãoao lugar onde se encontravam os sequestrados.

As libertações posteriores, especificamente a de Clara Rojas, em 27 de Fevereiro último, que se deu perto do Município de Tomachipán, no distrito de Guaviare, fez aproximar muito mais as Forças Armadas.

"Após a libertação de Luis Eládio Perez, entre 16 e 20 de fevereiro deste ano, inteiramo-nos de que algumas pessoastinham visto os três estadunidenses tomando banho no rio", explicou o General Fredy Padilla de León, comandante do Exército.

Segundo o militar, estes movimentos permitiram encontrar o paradeiro dos 15 sequestrados que hoje foram resgatados.

A infiltração foi dupla. Primeiro conseguiu-se penetrar a frente directamente encarregada do cuidado dos sequestrados. Algum tempo depois, conseguiu-se a infiltração no Secretariado e a partir dessas pessoas começou-se o protocolo do resgate.

"César" não foi o único a estar presente, na libertação também esteve um membro do Secretariado que viajou com o grupo de sequestrados.

A operação teve êxito nesta quarta-feira: o helicóptero que simulava pertencer a uma organização humanitária fictícia, e tripulado pelo melhor pessoal dos serviços de inteligência do Exército, recolheu OS 15 sequestrados e dirigiu-se à base militarde Tolemaida, em Melgar, Tolima.


Durante essa operação, foi decisão das Forças Militares não atacar o grupo de militares que escoltava os sequestrados e espera-se, nas palavras do Ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, que as Farc actuem com reciprocidade, e ante este respeito pela vida dos subversivos, decidam libertar o resto dos sequestrados.
Santos, finalizando a sua intervenção, realizada desde o Ministério da Defesa, apelou aos novos chefes das Farc que "deponham as armas, para que não se matem nem sacrifiquem OS seus homens, que se desmobilizem".




Comentário:Mulheres com este perfil e carácter, fazem falta ao mundo, para AJUDÁ-LO A ENDIREITAR DOS MAUS CAMINHOS que últimamente os têm MINADO com a podridão das políticas dos políticos e dos governantes mundiais.

Para mim, este dia representa uma Felicidade Enorme.Do tamanho da grandeza das causas que Ingrid Betancourt defende e perconiza para o seu país, e que deviam ser seguidas por todos os governantes e políticos mundiais.A defesa do seu povo e do seu país, fizeram esta mulher correr riscos sem nunca abdicar dos seus princípios vergada aos interesses do poder económico, onde a maioria dos políticos e governantes quando assumem o poder (poleiro) esquecem-se rápidamente deles.

Sem comentários: