sábado, 6 de setembro de 2008

UNITA pede a repetição das eleições legislativas

Fonte: Jornal de Notícias

Abertura tardia de assembleias de voto complicou o dia. Votação prossegue hoje em 32 mesas


Os angolanos voltaram às urnas pela primeira vez nos últimos 16 anos. Mas a jornada foi agitada.

Muitas assembleias abriram bastante mais tarde do que o previsto e a UNITA pediu que o acto fosse repetido.

Face às críticas que se prolongaram por todo o dia, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu estender, durante o dia de hoje, a votação em 32 assembleias de voto na cidade de Luanda.

A confusão começou às primeiras horas da madrugada, quando em todo o país os eleitores começaram a afluir às assembleias de voto. Em muitos casos registaram-se atrasos, sobretudo em Luanda, mais tarde admitidos pela própria Comissão Nacional de Eleições, cujo porta-voz, Adão e Silva, assegurou que as urnas só seriam encerradas "depois de o último eleitor votar".

Duas horas depois da hora marcada para abertura das mesas de voto em todo o país, a chefe da missão de observação da União Europeia(MOE-UE), a italiana Luisa Morgantini, vice-presidente do Parlamento Europeu, considerava "um desastre, péssima", a organização nas assembleias que visitou na capital. "Há muitas assembleias de voto que não estão a funcionar, faltam cadernos eleitorais, algumas não estão sequer instaladas, delegados de lista foram rejeitados, alguns receberam credenciais falsas, com números de código de assembleias que não existem", afirmou.

Ao longo do dia a situação foi melhorando ligeiramente e a votação decorreu de forma mais normal, tendo Silva Peneda, eurodeputado português que integra a MOE-UE, enaltecido "o espírito de tolerância e grande civismo" com os que os angolanos estavam a encarar o dia. Foi neste quadro que, ao princípio da noite, após o fecho das urnas, vários partidos da oposição pediram à CNE para que "assuma as suas responsabilidades" face às várias irregularidades no processo de eleitoral de ontem. Alcides Sakala, líder parlamentar da UNITA, principal partido da oposição, classificava como "um escândalo" o atraso verificado, alertando para "uma tendência deliberada de se encorajar a abstenção", pelo que o líder do "Galo Negro", Isaías Samakuva, acabou mesmo por ir à CNE pedir a repetição das eleições. "Temos que reconhecer que o sistema praticamente entrou em colapso e precisamos de fazer algo para o recuperar", disse.


Comentário:Será, que já alguém pensou, que esta confusão que aconteceu com as eleições em Angola, pode ter sido um acto premeditado, da parte do MPLA e da CNE ?

Lembram-se da proposta, da realização do acto eleitoral em dois dias ?

É claro, que o euro-deputado português, cumpriu eficientemente o seu papel de bom samaritano.Estão muitos interesses em jogo.

Com esta confusão toda, talvez as eleições durem um mês ou mais, tal como aconteceu no Zimbabwé do ditador Mugabe.

ver e ler aqui: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=361987&tema=31

Sem comentários: