Fonte:Portugal Diário
Situado na baixa de Luanda, edifício chegou a ser sede dos serviços de bombeiros
O velho Teatro Avenida, na baixa de Luanda, onde várias gerações se iniciaram nas artes cénicas antes da independência de Angola, em 1975, vai ser demolido, segundo noticia a agência Lusa.
Carlos Vieira Lopes, director nacional da Arte e Acção Cultural de Angola, disse que no lugar do antigo teatro será erguido um moderno edifício que integrará um novo espaço para teatro e cinema bem como outras funcionalidades
Situado na baixa de Luanda, na Avenida Rainha Ginga, o edifício chegou a ser a sede dos serviços de bombeiros de Luanda antes de, em 1968, ser transformado no Teatro Avenida, o maior do país na altura, que também tinha a valência de sala de cinema.
A renovação e requalificação em curso da baixa da capital angolana, que envolve uma profunda transformação da Baía de Luanda e ainda a parte da cidade mais próxima da marginal, é a razão apontada para a demolição do Teatro Avenida.
Carlos Vieira Lopes adiantou ainda que a demolição do Teatro Avenida não significa que a cultura, nomeadamente o teatro e o cinema, vão deixar de manter a sua presença no local.
Isto, porque, a demolição do Avenida vai dar lugar a um novo edifício destinado à promoção da cultura angolana.
Carlos Vieira Lopes explicou que o projecto previsto para o local visa «melhorar e modernizar, para melhor servir o público amante da arte e da cultura».
Comentário: É com tristeza que recebi esta notícia.Coisas da tão chamada "renovação", onde outros interesses se levantam e falam mais alto.Quem conhece, o local onde está situado o Teatro Avenida, fácilmente alcança as motivações que podem estar por detrás desta demolição.
Fica a saudade e a recordação no albúm das memórias das nossas vidas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário