quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Última Hora - Angola: Teatro Avenida vai ser demolido

Fonte:Portugal Diário

Situado na baixa de Luanda, edifício chegou a ser sede dos serviços de bombeiros

O velho Teatro Avenida, na baixa de Luanda, onde várias gerações se iniciaram nas artes cénicas antes da independência de Angola, em 1975, vai ser demolido, segundo noticia a agência Lusa.

Carlos Vieira Lopes, director nacional da Arte e Acção Cultural de Angola, disse que no lugar do antigo teatro será erguido um moderno edifício que integrará um novo espaço para teatro e cinema bem como outras funcionalidades

Situado na baixa de Luanda, na Avenida Rainha Ginga, o edifício chegou a ser a sede dos serviços de bombeiros de Luanda antes de, em 1968, ser transformado no Teatro Avenida, o maior do país na altura, que também tinha a valência de sala de cinema.

A renovação e requalificação em curso da baixa da capital angolana, que envolve uma profunda transformação da Baía de Luanda e ainda a parte da cidade mais próxima da marginal, é a razão apontada para a demolição do Teatro Avenida.

Carlos Vieira Lopes adiantou ainda que a demolição do Teatro Avenida não significa que a cultura, nomeadamente o teatro e o cinema, vão deixar de manter a sua presença no local.

Isto, porque, a demolição do Avenida vai dar lugar a um novo edifício destinado à promoção da cultura angolana.

Carlos Vieira Lopes explicou que o projecto previsto para o local visa «melhorar e modernizar, para melhor servir o público amante da arte e da cultura».

Comentário: É com tristeza que recebi esta notícia.Coisas da tão chamada "renovação", onde outros interesses se levantam e falam mais alto.Quem conhece, o local onde está situado o Teatro Avenida, fácilmente alcança as motivações que podem estar por detrás desta demolição.
Fica a saudade e a recordação no albúm das memórias das nossas vidas.

Sem comentários: