segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Negócios da China em Angola:Petróleo por produtos de má qualidade

Parceria entre China e Angola aplica princípio 'oil for money'

 
A parceria estratégica sino-angolana, estabelecida em 2010, começou na passagem à prática do princípio "oil for money", em que às linhas de crédito chinesas correspondem as exportações de petróleo angolano.


Os efeitos desta parceria estratégica são evidenciados pelo formidável crescimento das trocas comerciais bilaterais, que aumentaram mais de 2 mil por cento entre 2002 e 2012, tornando no segundo país lusófono com relações comerciais mais intensas com a China.

"Novo ciclo, novas oportunidades" é também o lema da IV reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa, que decorrerá na terça e quarta-feira naquela Região Administrativa Especial chinesa.

As trocas comerciais entre Angola e a China, que cresceram mais de 42 por cento em 2011, atingiram o valor de 37,5 mil milhões de dólares, em 2012, um aumento significativo comparativamente a 2002, quando era apenas de 1,8 mil milhões de dólares.


Os números mais recentes das trocas comerciais bilaterais, relativos aos primeiros nove meses do ano, demonstram que continuam a crescer.

Angola desenvolve com a China, seu parceiro privilegiado, uma parceria estratégica desde 2010, tendo-se tornado num dos principais parceiros comerciais do país asiático em África.

A assinatura da parceria estratégica foi então justificada com a necessidade de as partes "assegurarem em conjunto as oportunidades e enfrentar os desafios no novo contexto internacional".

A China foi o país que concedeu a Angola, com o fim da guerra civil em 2002, apoio financeiro para a reconstrução do país, destruído por um conflito fratricida de cerca de quatro décadas, compensando assim a falhada intenção do Governo angolano de realizar uma conferência internacional de doadores.
 

Recentemente, numa visita que efectuou à China, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse ao seu homólogo chinês, Wang Yi, que "os acordos de cooperação entre Angola e a República Popular da China demonstram uma trajectória de, cada vez mais, aproximação e crescente interdependência económica entre os dois países".

Inicialmente baseada em empréstimos monetários, pagos com o petróleo angolano, a cooperação bilateral entre os dois países ficou rapidamente marcada pela presença em Angola de várias empresas chinesas, a investirem nos projectos de reconstrução e de desenvolvimento, sobretudo no sector da construção de edifícios, estradas, pontes, escolas, instalação de fábricas e em outros sectores sociais e económicos.

(Kilamba Kiaxi/Cidade fantasma)
 
( Construção de uma estrada pelos chineses com pouca qualidade, não permitindo muita capacidade de trânsito.Como se pode ver na imagem não tem a base de pedra que é necessaria em qualquer boa estrada, em outras palavras, quando chover o povo  fica sem estrada.)
 

O Governo angolano pretende ter como novas áreas de cooperação a agricultura, pecuária, exploração de jazigos e de pedras ornamentais.


No sector da agricultura, uma das apostas de Angola para a diversificação da sua economia maioritariamente sustentada pelas receitas petrolíferas, as prioridades vão para o desenvolvimento de pequenas e médias indústrias de transformação, o cultivo de cana-de-açúcar, algodão e café, à semelhança do que já acontece com o arroz.



Angola já manifestou interesse igualmente nas áreas do cruzamento e multiplicação de animais, além da piscicultura e fruticultura.

No campo da formação de quadros, o Governo chinês concede anualmente 160 vagas a Angola, mas as autoridades angolanas pretendem ver aumentado esse número.

Estima-se que residam em Angola cerca de 260 mil chineses, maioritariamente trabalhadores de empresas chinesas da construção civil.


Este mês, a transportadora aérea nacional angolana, TAAG, que iniciou as ligações cm Pequim em 2008, com um voo semanal, anunciou a realização de um segundo voo regular direto entre as duas capitais, e tenciona lançar um terceiro em 2014, tendo em conta o aumento das relações entre os dois países.

Angola, na voz do chefe da diplomacia angolana, manifestou o interesse do país lusófono "elevar a um novo patamar" as relações entre os dois países, estabelecidas em 1983.
"Promovendo, cada vez mais, acções no âmbito da economia, do comércio, das finanças, da construção civil, da agricultura, da justiça, da formação de quadros, entre outros", apontou Georges Chikoti.

A troca de visitas de dirigentes de ambos os países tem ajudado a fortalecer a cooperação económica, comercial e na área dos investimentos, que impõe a necessidade de estreitamento dos contactos ao mais alto nível.

O vice-presidente angolano, Manuel Vicente, foi convidado pelo seu homólogo chinês, Li Yanchao, a visitar a China "numa altura que convenha às duas partes".

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa (PLP) mais do que duplicaram nos últimos quatro anos, impulsionadas pelo Brasil e Angola, que valem mais de 100 dos 130 mil milhões de dólares movimentados nestes nove países.
 
 

De acordo com os dados da Alfândega Chinesa, a que a Lusa teve acesso, em 2009 o total das trocas entre a China e os PLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe - representavam 62,4 mil milhões de dólares, valendo no final do ano passado 128,5 mil milhões de dólares.

Portugal é o terceiro maior parceiro comercial da China no mercado lusófono, e está longe dos valores dos dois maiores, Brasil e Angola, com volumes na ordem dos 67 e 27 mil milhões de dólares, respectivamente. Portugal trocou com a China, nos primeiros nove meses do ano, bens e serviços no valor de 2,89 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 5,78% face aos valores do período homólogo de 2012.

A balança comercial é claramente favorável aos chineses, que venderam 1,83 mil milhões de dólares (uma descida de 2,2% face ao homólogo), ao passo que Portugal comprou à China bens e serviços no valor de 1,05 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de 11,4% face às trocas feitas entre os dois países nos primeiros nove meses do ano.


Fonte:Lusa/SOL

Sem comentários: