quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Investigação sobre a venda de 11 milhões de euros, aos enteados de Manuel Vicente



Portugal arquiva novo processo relativo a Angola



Decisão foi do procurador Rosário Teixeira e acontece pouco depois de ser conhecido o arquivamento de outro processo contra o procurador-geral de Angola, João Maria de Sousa.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou o caso relativo ao vice-presidente de Angola por fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, na passada semana.

A investigação sobre a venda por 11 milhões de euros de uma participação do Banco BIG aos enteados de Manuel Vicente foi arquivada por decisão do procurador Rosário Teixeira, segundo o “Correio da Manhã”.

A Renascença tentou contar a PGR para obter mais esclarecimentos, mas ainda não obteve resposta.

Manuel Vicente já viu arquivados dois processos que corriam contra si em Portugal.

A decisão surge pouco depois de ser conhecido o arquivamento de outro processo contra o procurador-geral de Angola, João Maria de Sousa.

O Presidente angolano anunciou a 15 de Outubro a suspensão da parceria estratégica entre Luanda e Lisboa. Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português, declarações que provocaram polémica em Lisboa.

Mas as palavras de José Eduardo dos Santos também se seguem a uma série de editoriais em que o “Jornal de Angola” dizia que o poder angolano estava a ser alvo de uma campanha em Portugal.

Esta terça-feira, o Ministro da Justiça angolano anunciou o cancelamento da cimeira com Portugal prevista para Fevereiro. Rui Mangueira, contudo, frisou que a cooperação entre os dois países mantém-se.
 
Fonte:Rádio Renascença
 
 

Sem comentários: