quarta-feira, 25 de junho de 2008

FALHAS ESTRUTURAIS DETERMINARAM COLAPSO DA DNIC

Fonte: VOA

O relatório da comissão de inquérito criada para averiguar as causas que estiveram na base da derrocada do edifício onde funcionou a DNIC-Direcçao Nacional de Investigação Criminal, no passado dia 29 de Março, foi apresentado hoje na reunião do Conselho de Ministros.

O relatório concluiu que as causas do desabamento do edifício foram a falta de capacidade das peças estruturais, nomeadamente pilares, vigas e lajes, para suportarem o excesso de cargas acidentais e permanentes a que a estrutura estava sujeita.

O director do Laboratório de Engenharia de Angola, Molares de Abril pormenorizou as causas, afirmando que o excesso de peso foi a razão principal da queda do edifício.

« Depois da análise de toda a informação recolhida e da análise da estrutura do edifício concluiu-se que a derrocada do edifício se deveu a factores estruturais; o edifício tinha problemas estruturais que foram agravados com um tipo de ocupação que não era a inicialmente prevista no projecto».

Para além disso, o director do Laboratório de Engenharia de Angola falou também dos problemas que o edifício tinha com humidade nos solos na fundação.

« Tinha problemas com humidade nos solos na fundação. Portanto, tinha baixa capacidade resistente nos solos de fundação e tinha também baixa capacidade resistente na estrutura para as solicitações a que estava sujeito nos últimos tempos. Aquilo foi feito para uma estrutura do tipo aparthotel e foi ocupado para escritórios, a maior parte daqueles gabinetes eram escritórios, passavam pela DNIC em dias de muito trabalho mais de mil pessoas. Uma ocupação completamente diferente daquela que foi prevista no projecto inicial na fase de construção. Estamos a falar das solicitações superiores duas ou duas vezes e meia das solicitações iniciais do projecto. Por isso é que eu digo que o tipo de ocupação era diferente daquela que foi inicialmente concebida.»

Molares de Abril apontou ainda alguns erros de construção, afastando, entretanto, a hipótese da queda do edifício estar ligada ao manto freático existente naquela zona. (AMendes)


Comentário: Eu não sei qual é o nível de formação nem de especialização dos técnicos angolanos encarregues de elaborar as causas do desabamento do edíficio da DNIC.Mas uma coisa eu sei e a restante opinião pública também sabe, que todos os edíficios em Angola, particularmente na cidade de Luanda sofrem do mesmo mal (causa) excesso de lotação.Portanto não é necessário para quem não é leigo na matéria, aceitar que levem cerca de dois meses e meio para elaborar um relatório sobre as causas do desabamento, para concluírem que o mesmo deveu-se a « excessos de lotação e de peso, que foram fragilizando as peças estruturais, assim como da humidade dos solos.

Estes técnicos, levaram tanto tempo a apurar causas, onde não eram necessários estudos aprofundados para o seu apuramento, pois as mesmas podem ser constatadas pelo cidadão comum diáriamente, bastando para tal conviver e observar a olho nú para a degradação, que não só o edíficio da DNIC sofria, como a maioria dos edíficios que foram construídos na época colonial, sem que nunca tenham sofrido obras de conservação, pelo contrário só sofreram degradações constantes.

A conclusão deste relatório por parte dos técnicos angolanos, só demonstra aquilo que todos aguardavam à muito.Incompetência, desleixo, compadrio, falta de profissionalismo e outros itens semelhantes.


No entanto, gostaria de salientar a malícia empregue pelo Morales Abril ao apontar "alguns erros na construção".Por outras palavras, este técnico pretende passar a mensagem que os colonos portugueses, podem não só, ter sido incompetentes, cometendo erros na construção do edíficio da DNIC, mas também em outros edíficios semelhantes, que são a maioria na cidade de Luanda.Para mim, esta dedução maliciosa revela a falta de carácter e de responsabilidade e até que ponto estes responsáveis pela segurança e pela qualidade de vida dos angolanos são capazes de ir, para fugirem ao reconhecimento das suas incompetências.Para tal, basta olharmos para o edífico do kinaxi (ver foto) inacabado pelos colonos, para comprovarmos a qualidade e os erros cometidos na sua construção na época colonial.Este edíficio actualmente serve de tecto (habitação) a centenas de famílias de angolanos, consequentemente sofrendo de todos os males, alguns deles bem piores que os males do edíficio da DNIC , continuando em pé, firme e resistente a todas as tempestades naturais e humanas, incluindo as morteiradas do material bélico empregue nas vossas guerras

Lembram-se do desafio lançado aqui, sobre existir " gato escondido com o rabo de fora " no post : http://africaminhamami.blogspot.com/2008/06/caso-dnic-os-resultados-do-inqurito-na.html
Este relatório indica-nos que o gato eram os "erros de construção dos portugueses" e como tal não era necessário nem obrigatório serem recebidos pelo dito senhor.Compreendemos agora as causas para tal comportamento.Os portugueses servem de desculpa para os erros dos angolanos na mesma proporção que serve a raça branca para o ditador Mugabe.

Para aqueles que têm memória curta e sofrem de deficiências visuais, deixo aqui exposto algumas fotos que servem como exemplos de edíficos construídos durante a época colonial, para que possam comprovar a sua qualidade e erros na sua construção por parte dos portugueses




- Este edífico faz parte da paisagem de enquadramento semelhante a muitos outros na cidade de Luanda.Está à espera de desabar, devido aos erros de construção, excesso de lotação e de peso.









- Este edíficio situa-se no Kuito.Nem as morteiradas da guerra conseguiram desabá-lo.Tudo devido aos erros sólidos de construção





Para concluir, penso que ninguém estava à espera que o relatório às causas do desabamento da DNIC, após dois meses e meio para a sua conclusão, fosse diferente do apresentado.Até porque, se tal viesse acontecer, muitas cabecinhas "armadas em inteligentes" iriam rolar quer na opinião pública angolana e internacional quer ao nível dos governantes desgovernados.Onde e com quem estão os sacos dos diamantes que se encontravam no edíficio da DNIC?

Por favor, não atirem mais « areia dos escombros do desabamento da DNIC para os olhos quer do povo angolano, quer do mundo em geral»

A existirem burros cegos e incompetentes, são os técnicos que elaboraram o relatório.O país está todo desgovernado e corrompido

Sem comentários: