sábado, 23 de fevereiro de 2008

SEMANÁRIO ‘INDEPENDENTE’ DEPENDENTE

Fonte: o apostolado


O digital ´noticiaslusófonas´ denuncia a dependência do semanário ´Independente´, revelando o financiamento da sua reaparição pelo poder, mas a direcção do jornal refuta.

Segundo o digital, o ´Independente` voltou à estampa, após prolongada interrupção, por ter beneficiado de um escuro financiamento público no valor de 1,5 milhões de dólares.

«O dinheiro injectado a fundo perdido, cerca de 1,5 milhões de dólares, aos proprietários, pela cedência de parte das acções do Independente e USD 600.000,00, para o jornal, saem do montante de 10 milhões de dólares, afectos mensalmente, ao Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN), para as obras de reconstrução de Angola», lê-se no artigo subscrito por Norberto Hossi.

Para Hossi, quer os membros da sociedade editora do jornal, quer o seu director, Epinelas Mateus, são gente com tenebrosas ligações com a segurança do Estado.

Abordado por Apostolado, Epinelas negou em bloco as alegações formuladas pelo digital.

«Isto não corresponde à verdade. Todas as pessoas que são citadas como proprietárias do jornal, eu não conheço ninguém. Se tivesse todo este dinheiro, nós não teríamos os problemas técnicos que temos neste momento», acrescentou Epinelas.

Atribuiu o artigo do digital à reacção emocional de William Tonet, director do semanário Folha-8, por causa de uma matéria contida na última edição do Independente envolvendo o nome dele.

Defendeu-se ter assumido a correcta postura profissional face às informações chegadas ao conhecimento do seu jornal sobre obras da Polícia Nacional, cuja execução cabia à empresa de construção de William Tonet.

Enfim, avisou que a direcção do seu órgão iria examinar todo o artigo e tomar uma decisão que será levada ao conhecimento do público.

De acordo com o articulista de noticiaslusofonas, Epinelas faz parte da «matilha» dos poderosos do país apostados em assassinar o jornalista Tonet antes das eleições.

E, prosseguiu o digital, «a notícia do Independente visou somente afastar a Jango’s (a empresa de Tonet) da II fase, pois Kopelipa e Ngongo pretendem na sua política de discriminação retirar trabalhos a empresas que sejam de pessoas que não bajulem o nosso governo e defendam o Miala».



Comentário: A maca está a começar aquecer.Troca de acusações de um lado e do outro.A ver vamos, como é que esta novela vai terminar.Sem pretensões de condenações antecipadas realtivamente aos intervenientes na "maca", pois até prova em contrário, são ambos inocentes, mas... "Não há fumo sem fogo".

A barraca está a começar abanar.Só faltam sete meses, para o dia do julgamento popular.No julgamento popular, já todos sabem permaturamente, quem vai ser o vencedor.Não se sabe, qual vai ser,o valor da margem de percentagem.

Esperemos que desta maca, não resultem mortes ou feridos.Seria um mau pronúncio.


1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos perante um Blog muito interessante. Vou recomendar e já agora deixo o meu, que pretendo seja também um espaço de reflexão e contributo para a minha/nossa terra.
Bem Haja!!!
AQUI FICA
www.maisangola.wordpress.com