segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sonangol negoceia compra de 25 por cento do capital do Totta Angola

Segundo presidente da petrolífera angolana

Fonte: Lusa

A Sonangol está a negociar a compra de, pelo menos, 25 por cento do capital do banco Totta Angola, revelou hoje o presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente.



O presidente da Sonangol disse que estão em curso, em Lisboa, neste momento, negociações que visam a aquisição de 49,9 por cento do BFA [detido integralmente pelo Banco BPI] por parte da Sonangol e ainda com o Santander e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) para a compra de 25 por cento do Totta Angola.

Há quase dois anos, a CGD e o Santander anunciaram um acordo para a gestão do Totta Angola, que previa a entrada do banco estatal português no banco angolano, assim como de investidores angolanos, mas este nunca se concretizou nos termos previstos.

Manuel Vicente, presidente da petrolífera angolana, falou das negociações para a aquisição de participações no BFA e no Totta Angola num encontro com jornalistas, em Luanda, onde afirmou que o investimento da Sonangol em Portugal "é para continuar".

Além das entradas, em negociação, no BFA e no Totta Angola, a Sonangol já é o quinto maior accionista do Millennium BCP, com pelo menos cinco por cento do capital e interesse declarado em reforçar, e tem um acordo, assinado em Dezembro para comprar 49,99 por cento do Millennium Angola.


Comentário: O força do poder do petróleo.Como diz a canção do Dog Murras, e para o povo angolano, vamos a ver, se não é " hum hum ".

Até certo ponto, concordo que a Sonangol pretenda monopolizar a banca, nomeadamente a banca angolana.Concordo, se a monopolização fôr com intenção de melhorar, por exemplo, as condições de acesso ao crédito para os jovens empresários angolanos, que pretendam criar pequenas e médias empresas.Incentivando e diminuindo as restrições a esse acesso ao crédito, acompanhado com taxas de juro suportáveis e simpáticas.Ajudando a catapultar o pequeno e médio investimento, genuínamente angolano e a sua economia.

Não querendo ser má língua.Se as intenções forem, com a intenção de ... off-shores e outras artimanhas, como a lavagem de capitais.Está visto e sabido, que esse aumento de participações e investimentos, só irão servir aqueles que todos os angolanos e portugueses, já conhecem muito bem...Sempre as mesmas famílias, de Santos & Pecadores.

Sem comentários: