sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Eleições em Angola: CANDIDATO PRESIDENCIAL QUESTIONA CAMPANHA DO PR


Fonte:VOA

(foto: compadrio entre o poder político e militar.O que será, que JES, estará a colocar na mãozinha do general?)

O candidato às eleições presidenciais, João Camboela considera que o Presidente Eduardo dos Santos, não devia aproveitar as obras realizadas por instituições do Governo para favorecer a campanha do seu partido, o MPLA.

O político considera «uma vantagem desnecessária» a utilização de meios do Estado para a promoção da campanha do partido governamental.

«Nenhum meio do Estado devia ser utilizado por nenhum dos partidos nesta fase de campanha política eleitoral. Porque isto chama-se vantagem desnecessária porque outros partidos ficam simplesmente a perder com isso.»

João Kamboela disse nos próximos tempos a deverá haver uma lei que impeça que o presidente da República seja também líder de um partido político. Ele disse que esta atitude do Presidente Eduardo dos Santos põe claramente em vantagem o partido no poder em relação a outros concorrentes às legislativas de 5 de Setembro.

«A maior parte da obras foram programadas para terminarem nesta altura.Obviamente que isto é uma grande vantagem que o MPLA leva em relação aos outros partidos porque tenta confundir as tarefas do Estado com a actividade de um partido político.»

Tal como em 1992, o Presidente da República entrou na campanha do seu partido com a inauguração de vários empreendimentos realizados pelo Governo nas províncias de Benguela, Lunda-Sul e Huambo.

Em todas as suas intervenções Eduardo dos Santos tem estado a pedir os eleitores a votarem no «partido do coração», numa referência implícita ao MPLA.

Comentário: Num regime cleptocrático, como o angolano, publicitar as eleições legislativas, como livres e pluralistas, é pura utopia.Porque livres, não serão certamente.A prova está à vista, com a programação da finalização das obras, tarefa que pertence ao Estado (de todos angolanos), misturada com as actividades de campanha do partido político que se encontra no poder, onde o Presidente da República é simultâneamente o seu líder.Venha quem vier, tentar contornar e abafar esta promiscuidade, não vai consegui-lo.Embora, a maioria dos parceiros económicos, tente atirar "areia para os olhos ".A base e a tendência, de uns e de outros, é a cleptomania.São todos farinha do mesmo saco.São todos diabos, camuflados de anjos protectores e salvadores, quando se trata de limpar as borradas.Quando se trata de camuflar a verdade.

Em Angola, a pior das mentiras, é considerada, como a verdade mais pura e genuína.

O povo angolano, deveria exigir, uma audotoria às fortunas do José Eduardo dos Santos e respectivas familias, sejam elas públicas, cidadãos civis ou militares, que ocupam os lugares cimeiros das maiores fortunas.Muitas das verdades, seriam descobertas.O problema, é, quem vai julgar estes bandidos, num regime judicial mafioso e corrupto.O general Miala, bem que tentou, com o controverso caso CHINA/GATE, vejam onde ele está.Atrás das grades.Há quem diga, que teve muita sorte.Pois podia, ter sido pior.Podia ter aparecido com as goelas a esbanjar sangue, a rôdos.Servindo de esxemplo, perante todos aqueles, que sonhem ou se atrevam a pisar os terrenos da máfia instalada no poder político, social (classe média e alta), judicial e militar.

Eleições livres e pluralistas em Angola.Só na cabeça dos corruptos, é que elas vão existir.

Sem comentários: