sábado, 16 de fevereiro de 2008

HOTEL DE LUXO NAS QUEDAS DE CALANDULA

Fonte : o apostolado

Uma unidade hoteleira de luxo foi inaugurada quarta-feira última, no município de Calandula, na província de Malange, marcando uma aposta no desenvolvimento do turismo.

O "hotel yonaka" está classificado com 4 estrelas, dispondo de 38 quartos para 60 hóspedes, 4 suites executivas e 4 presidenciais e uma piscina.

É a primeira unidade hoteleira desta categoria no município, cujo pólo de atracção são as quedas de Calandula, principal ponto turístico da região.

Cinco milhões de dólares é o montante gasto na edificação do empreendimento, cuja construção durou cerca de 3 anos.

Conta com 90 empregados, serviços de Internet e de ginásio, com os preços dos dormitórios a variar entre 70 e 400 dólares norte-americanos.

O proprietário do estabelecimento, Monteiro Kapunga, anunciou para os próximos tempos a construção de outros projectos no mesmo município, nos sectores do turismo e indústria.

Comentário: Iniciativas deste género são de louvar e sempre desejáveis.Fica a ganhar a região, o turismo e o país.Só que, a tabela de preços assusta qualquer um, e afasta a suposta clientela.Atendendo que a região em causa, ainda não possui todas as infraestruturas de suporte necessárias para acompanhar esta tabela de preços.Em Angola deve haver muitos empresários dedicados à hotelaria e turismo, sem noção da realidade turística praticada nos outros países.
África, está cheia de quedas de água, como por exemplo "Vitória Falks", cujas as infraestruturas envolventes são de excelente qualidade e a tabela de preços praticada muito mais acessível e atractiva.
Um país em reconstrução, sem as necessárias infraestruturas envolventes, sem ainda possuir as credenciais necessárias ao nível do turismo mundial, não pode iniciar-se no turismo com uma tabela de preços elevada.Qual é o turista que vai arriscar gastar uma pipa de massa, a fazer turismo em Angola, se o país está envolto em nuvens de poeira e pó, ocasionadas pelas milhares de obras espalhadas.Estradas inacabadas e aos solavancos.

Deviam seguir o exemplo do grupo Pestana, na ilha de São Tomé.Um empreendimento novinho em folha, a ser estreado, cuja a tabela vai rondar os 450 euros por uma estadia de 7 noites..Este grupo, devido à qualidade dos seus serviços prestados e atendendo à ilha em questão, tem credibilidade no turismo mundial, para poder praticar uma tabela de oferta de preços muito superior, à que se propõe.Não o faz, por uma simples razão.O destino por enquanto é desconhecido, e o importante em termos de marketing e canalização de turismo, é divulgar a oferta como um destino turístico no futuro.Começam por baixo, e não por cima.Isto é, não espantam a caça.O importante é rentabilizar, tornar o destino conhecido, para aumentar a sua procura.

Em Angola, têm muito que aprender relativamente ao Turismo.Em Angola o Turismo, está entregue nas mãos dos "cabarolas".Os cabarolas, só contribuem para a desgraça do turismo.O Algarve em Portugal, foi um bom exemplo, relativamente ao cabarolas.

Diz o velho ditado: Quem tudo quer.Tudo perde.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo Plenamente