sábado, 26 de abril de 2008

Zimbabué: Angola autoriza atracagem de polémico navio chinês com armas

(clicar na imagem para ampliar)

Luanda (Lusa) - O governo angolano autorizou hoje o navio chinês que transporta armas para o Zimbabué a atracar no porto de Luanda para descarregar apenas parte da carga que era destinada a este país, noticiou hoje a agência de notícias estatal, Angop.

O An Yue Jiang, navio da companhia China Ocean Shipping Company, que já tinha sido impedido de atracar na África do Sul e em Moçambique, viu agora permitido o acesso ao porto de Luanda.

No entanto, segundo a nota do governo divulgada pela Angop, o governo garante que o armamento que o navio transporta com destino a Harare não vai ser descarregado.
A carga do navio inclui, para além de outro material para Angola, até aqui desconhecido, três milhões de munições para as espingardas automáticas AK-47, 1.500 RPG (morteiros com auto-propulsão) e mais de três mil granadas de morteiro.


A chegada ao porto de Luanda, cuja hora e dia não são avançados pela nota do governo, acontece depois de o porta-voz do governo de Pequim ter anunciado, na quinta-feira, que o navio estava de regresso à China.

O polémico navio, o An Yue Jiang, vai atracar em Luanda apesar de o Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos (CCDH) de Angola ter avançado na quarta-feira com uma providência cautelar junto do Tribunal Marítimo de Luanda para impedir que armamento chinês destinado ao Zimbabué seja descarregado em portos angolanos.

Em declarações à Lusa, o presidente do CCDH, David Mendes, referiu que a iniciativa tem como pressuposto haver "uma forte possibilidade" de o armamento servir como "instrumento de repressão" das autoridades de Harare contra a oposição, que exige a divulgação dos resultados eleitorais de 29 de Março.

A China confirmou a venda do armamento ao governo do Zimbabué, mas afirma que a transacção foi feita em 2007 e que a entrega nesta altura não está relacionada com a crise política que se vive naquele país africano.

A actual crise no Zimbabué decorre da recusa do governo do presidente Robert Mugabe em divulgar os resultados das eleições presidenciais de 29 de Março, que a oposição afirma serem desfavoráveis ao chefe de Estado.

Nas declarações à Lusa, David Mendes referiu igualmente que outro pressuposto da providência cautelar interposta pelo CCDH é que Angola integra a Convenção das Nações Unidas para os Direitos Humanos e subscreveu a Carta Africana para os Direitos dos Povos.

O advogado e presidente da Associação Mãos Livres, organização que se dedica à defesa legal de pessoas fragilizadas perante a Justiça angolana, sublinhou ainda que Luanda preside actualmente à Comissão para a Paz e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, de que fazem parte também o Zimbabué e Moçambique).

"Estas condições impõem responsabilidade acrescida ao país quando se trata de agir correctamente face a uma possibilidade real de poder ter um papel decisivo na facilitação da repressão por razões políticas", especialmente num país com que partilha uma organização geográfica, frisou.

A anunciada chegada da embarcação a Luanda acontece no dia em que o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, recebeu um enviado especial do presidente Zimbabueano, Robert Mugabe, e sub-secretária de Estado norte-americana, Jendayi Frazer, que entregou ao Chefe de Estado angolano uma mensagem do seu homólogo George W. Bush.

A enviada de Washington tinha como um dos pontos da sua agenda convencer os lideres da África do Sul e Angola de não permitirem a descarga do navio chinês com armas para Harare.




Comentário: Eu como MERCENÁRIA aos olhos dos JUDAS DO MPLA e do DITADOR José Eduardo dos Santos, já desconfiava que o navio carregado EXCLUSIVAMENTE DE ARMAMENTO, jamais iria regressar à CHINA.

Qualquer angolano com dois palmos de testa, sabe bem que o Ditador que diz governar os destinos do seu país, é um FALSO, é um JUDAS, é um ALDRABÃO, é um dos MAIORES CORRUPTOS DO MUNDO, é um dos MAIORES DITADORES DO MUNDO, é um VENDIDO, é um dos MAIORES VIOLADORES DOS DIREITOS HUMANOS DAS SUAS CRIANÇAS.

A China vendeu biliões de PRODUTOS BARATOS A ANGOLA, em troca da SUBMISSÃO DO DITADOR E DO POVO ANGOLANO ÀS SUAS IMPOSIÇÕES.

O ditador angolano, vendeu angola e os angolanos ao ditador comunista da China, humilhando e desrespeitando o MAIOR SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO - O POVO.

J.E, um conselho, não necessitas de mentir mais aos angolanos e ao mundo.Já todos sabem, que o navio está exclusivamente carregado de armas e que as mesmas vão ser DESCARREGADAS CAMUFLADAS, longe da vista DOS OPOSITORES.

J.E, o povo angolano só é ignorante se quizer sê-lo.

J.E, fala a verdade ao povo angolano.Diz ao povo, que o destino do armamento, não é o Zimbabué.

J.E, diz ao povo angolano, que o destino do armamento é para TUA DEFESA.

J.E, encontra-se à venda no Roque Santeiro um CD pirata cujo o autor, agride-te verbalmente assim como à tua família.Inicialmente não concordava com essa agressão.Actualmente, mudei de opinião.Inclusive os nomes que o autor da mensagem te chama, são uma gota de água no oceano da agressão verbal.Se fosse comigo, perdia a postura e chamava-te fillho de um ca ... Demite-te, deixa Angola e os angolanos em paz, e vai pastar com a tua famíllia real para São Tomé, onde também tentas fomentar a divisão, ou vai para a China e dedica-te ao tráfico de drogas, diamantes e corrupção com a tua corja do MPLA.

Onde andam os VERDADEIROS ANGOLANOS?

Onde anda O POVO ANGOLANO, que prefere ser humilhado por este ditador, que violou as crianças, as mulheres, os homens com sofrimento, doenças, amputações, extrema pobreza, fome, corrupção, gatunagem.

Votem nele, caso contrário a CHINA fomenta e alimenta a guerra com o armamento que ele comprou em troca dos biliões dos produtos de baixo custo.

Angolanos, ao olhos do Ditador J.E e da China, o povo angolano é um produto de baixo custo desprezível e de curta duração.Carne para calhão.A China tem necessidade de vender o seu armamento.Uma das suas fontes de receita.

Angolanos, a super potência - China, não é o colono Tuga.A super potência China, já está a montar a sua defesa aos biliões que entregou ao vosso ditador J.E

Angolanos, os ricos ganham fortunas, à custa dos pobres e da sua pobreza.

Angolanos, cuidado com a entrega das armas.O feitiço pode estar prestes a virar-se contra o feiticeiro.As armas, são a única garantia da vossa independência (pela qual lutaram ), contra esta corja de ditadores e negociadores corruptos.Eles estão a desamar-vos, para puderem massacrar-vos.A arma do voto, vai ser uma FARSA.Um espectáculo de circo made in China, idêntico ao Zimbabu e Quénia.

Angolanos, já perguntaram ao ditador e ao partido que ele governa, porque razão os angolanos na diáspora não podem votar?( o argumento que não há condições é uma treta.O consulado de Angola em Portugal, está instalado num edíficio de alto nível, com vários pisos.Vocês acham, que não há condições?Venham cá ver para crer)

Não há condições, porque os mercenários na diáspora, representam um perigo para o J.E e seu MPLA.Novas mentalidades.Verdadeiros sabores a democracias.

Os mercenários da oposição que se cuidem.... o fantasma do 27 de Maio pode estar prestes a "acordar".Pode estar prestes a renascer das cinzas...

Peço desculpas aos frequentadores deste espaço, pela linguagem empregue.Tentem compreender, esta notícia para mim, pode ser considerada como uma grade de wisky made in China de baixo custo.Tão baixo, que o efeito da bezana em mim, obrigou-me a baixar também o custo das palavras.

1 comentário:

Anónimo disse...

Malditos comunas,que em nome da liberdade do povo angolano,mais não têm feito do que escravizar-los.A hora da total libertação,pode demorar mas há de chegar.Nessa hora se escreverá a verdadeira história e julgamento dos algozes do INOCENTE povo ANGOLANO.Para alguns viverem à larga forra,milhões continuam a viver na total miséria.Os culpados a seu tempo serão julgados.Nessa hora não deverá haver piedade para tal corja de bandidos.Se não for pela justiça dos homens,alguém a há fazer.