sábado, 5 de abril de 2008

Jorge Coelho na Mota Engil

Posse como presidente prevista para Maio

CMVM pediu explicações. O ex-ministro deveria assumir as funções de presidente executivo da holding em Maio, mas as notícias dos últimos dias podem ter antecipado mudanças

Uma assembleia geral a realizar em Maio deveria eleger António Mota como presidente não executivo do grupo e Jorge Coelho como presidente executivo. A notícia dada ontem, terça-feira, pelo site do Expresso e por alguns diários de hoje pode, no entanto, ter obrigado a antecipar as nomeações.

Coelho irá liderar a "holding", sendo que o grupo tem quatro "sub-holdings" dedicadas às várias áreas onde a Mota Engil tem interesses: engenharia e construção,concessões e transportes, ambiente e serviços e indústria e energia. O grupo está a apostar na internacionalização, sobretudo em Angola.

As mudanças na estrutura dirigente do grupo - o maior do sector da construção - ainda não foram comunicadas à CMVM que, entretanto, já pediu explicações.

Segundo fonte da empresa, na assembleia geral de 28 de Março foi votado um modelo que prevê a criação de uma Comissão Executiva, uma decisão que terá agora de ser tomada pelo Conselho de Administração. Essa Comissão Executiva será composta por alguns dos actuais membros da administração, o que implica que Jorge Coelho tenha de ser antes nomeado administrador do grupo.




Comentário:Lembram-se, quando o bastonário da ordem dos advogados, colocou a " boca no trombone" para denunciar a promiscuidade que existia entre o poder político, os deputados com assento na Assembleia da República, e os grandes grupos empresariais.O bastonário, falou até que a voz lhe doesse, sobre os lobbies e corrupção dos deputados e ministros pertencentes aos partidos, quer estejam ou não no poder.

Lembram-se também, a polémica e o incómodo que provocou na classe política e deputados de alguns partidos políticos, que vieram a terreiro defender a sua classe, negando a existência da promiscuidade e corrupção.Pois é, um corrupto nega tudo.

Esta nomeação, de um ex-ministro das Obras Públicas, de um governo PS, para integrar as fileiras da Mota Engil com aliciamento de um cargo de chefia superior, vem dar razão ao bastonário da ordem dos advogados.Já vimos este filme anteriormente, com Mira Amaral, o tal que foi reformado por incapacidade, e actualmente exerce um cargo de chefia no banco BIC de Angola.


É uma vergonha, esta nomeação e aliciamento, uma vez que na pré-campanha o PS do filosofo Sócrates, estão previstas " obras de grande envergadura ".A Mota Engil, não é uma empresa qualquer ao nível da Construção Civil em Portugal e além mar.Nada melhor, que " comprar e aliciar " um ex-membro do governo SOCIALISTA, cuja a sua carteira e agenda de contactos de influências, deve ser demasiada valiosa, para a Mota Engil.É só oportunismo, de ambas as partes.Os conhecimentos técnicos, a valia profissional, nestas situações não é fundamental nem sequer uma exigência.O próximo candidato, a um convite desta índole, será o Engenheiro mais fomoso da nossa praça.O engenheiro da Universidade Independente ( encerrada por fraudes).Cujo o valor técnico e profissional das suas obras e inglês, todos os portugueses já conhecem.O tacho político é um meio (via) oportunista, para muitos indivíduos sem brio, aproveitarem para voarem mais alto, à custa do " voto dos portugueses".Em pré-campanha, recorrem à filosofia do aliciamento do voto do povo, porque o objectivo, não é servir o povo ou servir o país, é venderem-se aos grandes grupos empresariais as suas influências adquiridas, enquanto poder.

Jorge Coelho foi ministro da Obras Públicas deste País, e agora passa a ser administrador de uma empresa que tem relações com o Estado, particularmente na área onde Jorge Coelho foi ministro.


Convêm cruzar os dados, entre as próximas grandes obras em carteira do estado (maioria socialista), com Jorge Coelho e a Mota Engil:

- Ex-Ministro das Obras Publicas - Jorge Coelho
- CEO da Mota Engil (engenheira de transporte, obras publicas)
- Concursos para a Contrução do Aeroporto
- Concursos para a Construção da nova Ponte sobre o Tejo
- Concursos para a Construção do TGV
- Eleições em 2009 - Partido SOCIALISTA - Sócrates


Se o nosso engenheiro Sócrates, perder as eleições em 2009, já tem um lugar garantido, com ajuda do seu amigo Jorge Coelho da Mota Engil.Quiçá vai assumir a presidência da holding em África - Angola.

Ainda há quem acredite, que os políticos não são corruptos, que não usam os cargos, e o povo, para ascenção na sua carreira privada ?

Eu não me iludo, nessa teoria que, Político não é corrupto.

Sem comentários: