segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nem sempre seremos capazes e absolutos de assegurar a qualidade das obras – Higino Carneiro

Fonte:TPA

O país está em construção e a fiscalização está em primeiro lugar, defendeu ontem (quinta-feira), em Luanda o Ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro (na foto).

Falando a margem, da Conferencia sobre Fiscalização e Priori e Posterior das Obras Publicas de Reconstrução Nacional, o responsável disse ainda que neste momento existem muitas obras, quer de reabilitação, quer de construção de novas infra-estruturas e, nem sempre as coisas correrão como se prevê.
“Nem sempre seremos capazes e absolutos de assegurar a qualidade daquilo que gostaríamos”, frisou.

O ministro fez saber que neste momento, o seu ministério conta com quase 3.000 projectos de reconstrução e reabilitação de infra-estruturas em todo país.

Recorde-se que a Conferência sobre "Fiscalização a Priori e Posterior das Obras Públicas de Reconstrução Nacional" tem o término previsto esta sexta-feira e se enquadra nas comemorações do sétimo aniversário do Tribunal de Contas, a assinalar-se a 12 de Abril de 2008.

Nela participam peritos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.




Comentário: Mais uma VOZ que se levanta, para dar a mão à palmatória sobre a QUALIDADE DAS OBRAS na RECONSTRUÇÃO NACIONAL.Será isto um AVISO, a prever novos desabamentos.A preparar a população, no sentido que as novas infra-estruturas, apesar de serem novas, são de má qualidade, e que ninguém está seguro (livre), que um DIA A CASA PODE VIR ABAIXO (com as chuvadas), porque foi construída ao abrigo de protocolos de baixos custos made in China ?

Quais são as razões, porque nem sempre serão capazes em absoluto de assegurar a qualidade das obras ?

- Será, por falta de gestores competentes?( dança das cadeiras - sai um, entra outro)

- Será, por falta de quadros técnicos qualificados (de nível verdadeiramente e comprovadamente SUPERIOR) ?

- Será, por falta de fiscalização ISENTA (livre da corrupção) ?

- Será, pela corrida contra o tempo, em quererem fazer tudo (à pressa), e que não fizeram em trinta anos (30) ?(nem cuidar da manutenção dos edíficios dos imperialistas e colonos portugueses, foram capazes em absoluto, quanto mais dos novos)

- Será, pelos acordos e protocolos que assinam, cujas as contrapartidas estão livres de EXIGÊNCIAS ? ( retorno made in China de 252% - é obra de altos custos - Vírus Chinoca - quando penetra, não há antibiótico que o impeça de avançar cada vez mais...)


Já agora, uma curiosidade.Li algures que " Maldito lençol freático(...) «Hospital Américo Boavida (HAB)pode vir abaixo». Uma fissura de três centímetros que percorre de alto a baixo o edifício número 2 obrigou já a transferência dos seus serviços para uma outra instalação.

Começa a ser estranho, e até caricato, de um momento para o outro, todos os edíficios estão na eminência de desabarem (Angola está paiada).

Estas estranhezas, fazem-me lembrar, à uns tempos atrás (recentes), o surto das " doenças estranhas".Por tudo e por nada, sem mais nem menos, surgiam doenças estranhas (?).

Aproveitando a oportunidade, quando é que está prevista a "divulgação dos resultados à(s) causa(s) do Desabamento do edíficio da DNIC", feita por técnicos portugueses ?

Esperemos que a divulgação, não demore o mesmo tempo, que está a demorar a divulgação dos resultados das eleições no Zimbabué (estão a cozinhar entre uns e outros, qual será o resultado à(s) causa(s) mais conveniente à actual situação).

Só espero, que não venham afirmar para a praça pública, que " nem sempre serão capazes em absoluto de apurar as causas do desabamento dos edíficios".

Não levem a mal, a minha condição de Mercenária, por vezes, sofre sériamente de " CRISES DE DESCONFIANÇA".

Tentem compreender, é que em Angola, para certas situações e acontecimentos, existe uma CERTA LIGEIREZA APRESSADA, para tornar público certos acontecimentos (inaugurações), que na maioria das vezes, são as mais favoráveis aos governantes, aos representantes, ao MPLA e ao Presidente da Nação, mesmo que esses acontecimentos sejam de má qualidade (duvidosa), conseguidos através de "baixos custos".

Abram os OLHOS, e aprendam, antes que comece TUDO a DESABAR (novo e velho). O BARATO SAI CARO.



Fiscalizem à LUPA, as obras da NOVA MARGINAL.Caso contrário, é melhor começarem a pensar, em encomendar à China, COLETES DE SALVAÇÃO a baixo custo, para evitarem morrerem afogados num desabamento GERAL e TOTAL, porque nem sempre serão capazes em absoluto de assegurar a qualidade daquilo que gostariam.


Angola tem milhões nos cofres da SONANGOL da ENDIAMA e nas Fortunas Pessoais da Família Dos Santos, para ter a OBRIGAÇÃO e o DEVER MORAL e CÍVICO, de POSSUIR CONSTRUÇÕES DE BOA QUALIDADE, CAPAZES DE ASSEGURAR EM ABSOLUTO, A QUALIDADE DAQUILO QUE TODOS DESEJAM E GOSTARIAM.

Acabem com o velho hábito (adquirido durante a guerra) de andarem constantemente a CHORAMINGAR para as chancelarias e comunidades internacionais, na tentativa de arranjar culpados e desculpas esfarrapadas, para as más decisões (opções) políticas, sociais e económicas .


Fiscalizem também à LUPA, as agências bancárias, pois elas devem estar infestadas de ácaros (piolhos) informáticos, para poderem serem capazes de assegurar em absoluto a qualidade que todos desejam e gostariam de ter, na segurança do seu dinheiro e bens.

Na santa terrinha, dizemos: Queres dinheiro?Vai ao totta ou ao millenium BCP!!


Comecem a semana de trabalho, a treinar, a nova forma de dançar a baixos custos " kizomba made in China "

Sem comentários: