segunda-feira, 17 de março de 2008

Angola: Ministério do Comércio pretende instalar laboratórios de controlo de qualidade

Fonte: macauhub

Luanda, Angola, 17 Mar - O Ministério do Comércio angolano pretende instalar laboratórios de controlo e análise da qualidade de produtos em todas as províncias do país, a fim de garantir a segurança alimentar, afirmou sexta-feira em Luanda o titular da pasta.

Joaquim Icuma Muafumba, que falava à imprensa a propósito do Dia Mundial do Consumidor, frisou ser fundamental a instalação de tais laboratórios nas províncias, a fim de garantir a qualidade dos produtos que são vendidos às pessoas.

Para o ministro, a medida ajudaria a controlar também a ementa das famílias e evitaria muitos riscos de intoxicação alimentar na população, principalmente nas camadas mais vulneráveis (crianças e idosos).

Referiu que a situação nas províncias é péssima, dadas as condições de controlo dos alimentos, acrescentando que mesmo os laboratórios existentes em Luanda não dispõem de capacidade absoluta para certificar e determinar a qualidade de todos os produtos.


De igual modo, sublinhou, urge a necessidade de se formar especialistas capazes de levarem a diante a função de analisar e controlar a qualidade dos produtos importados e vendidos pelos agentes económicos nacionais e estrangeiros.

O ministro aproveitou a ocasião para apelar aos consumidores para denunciarem os estabelecimentos comerciais que estejam a vender produtos deteriorados ou em vias de deterioração.



Comentário: Senhor Ministro do Comércio, a iniciativa é óptima, esperemos que não leve demasiado tempo para ser executada e aplicada.Finalmente começa-se a descobrir o fenónemo das " doenças desconhecidas" que fazem milhares de vítimas em Angola.Falta de condições, estruturas humanas, de equipamentos etc,.Senhor Ministro fora de Angola devem existir centenas de angolanos especializados nessa área.É necessário que o seu ministério crie também as condições de incentivo para que esses quadros angolanos possam contribuir nessa área.Ao invés de andarem a pagar "remunerações de luxo aos estrangeiros"


Sem comentários: