domingo, 23 de março de 2008

Angola: Navios chineses detidos por pesca ilegal

Fonte : Lusa

Dois navios de pesca com 70 tripulantes de origem chinesa foram detido pela polícia fiscal quando se encontravam a pescar ilegalmente arredores de Luanda. A língua dificulta o trabalho das autoridades no processo de averiguaç?es.

De acordo com a Polícia Nacional, cada embarcação tinha a bordo 35 marinheiros, quando foram apreendidas na quarta-feira por efectivos da Unidade Fiscal Marítima do Comando Nacional da Polícia Fiscal, entre o Cabo Ledo e as Palmeirinhas, a 30 milhas da costa sul de Luanda, noticiou a Lusa.

Embora não apresentasse a quantidade de pescado contido nos dois navios, a PN garante que os mesmos encontram-se atracados na referida unidade e os seus ocupantes detidos para investigações. Segundo a PN, um dos grandes obstáculos no processo de averiguações, é a falta de diálogo entre os detidos e as autoridades, pelo facto dos pecadores falarem apenas chinês.

O mais agravante é que o número de passaportes em posse da polícia é inferior ao número de ocupantes, salienta a PN. "Foi aberto já um processo, que se encontra na fase das averiguações e depois da conclusão será enviado para a Procuradoria-Geral da República", frisou.

Trata-se da primeira apreensão neste ano que foi possível graças a resposta rápida e “eficaz” dos agentes em serviço e aos "meios modernos de fiscalização marítima".

A PN refere que com a modernização dos meios de locomoção e de comunicação em terra e no mar, a corporação passou a possuir mecanismos mais eficazes na prevenção e no combate às contrafacções contra a economia, ocorridos na orla marítima nacional.

A Unidade Fiscal Marítima do Comando Nacional da Polícia Fiscal do Comando Geral da Polícia foi inaugurada em Fevereiro passado na Ilha de Luanda, um pais com uma costa marítima de 1.600 quilómetros.





Comentário: Chinês não dorme.É preciso ter " um olho no burro outro no cigano".

1 comentário:

Anónimo disse...

É preciso é um olho no polícia e outro no chinês.