quinta-feira, 13 de março de 2008

Especulação assola compra e aluguer de casas em Luanda

Fonte : TPA

Arrendar ou comprar uma Casa está cada vez mais caro no Centro e arredores de Luanda, onde os clientes desembolsam entre Mil à 5 Mil Dólares para alugar um apartamento.

Ao passo que a compra varia entre os 300 mil e 1 Milhão de Dólares, e no caso de se tratar de uma Vivenda, o preço pode atingir os 5 Milhões de dólares, de acordo com os Corretores de Imóvel, que entretanto, admitem existir alguma especulação mas, os preços actuais são motivados pela crescente procura.

“Bem para aluguer pode de facto ficar entre os Mil e Mil e quinhentos dólares, mas se for um proprietário especulativo ai já pode chegar aos 2.500 ou 3.000 Dólares”, afirmou Nelson Braz da Propricasa, a Reportagem do Programa Economia e Negócios da TPA.



O aluguer desta casa (tipo anexo) era de 5.000 dólares







Segundo o Intermediário Gaspar Domingos a compra de um Apartamento com 2 Quartos, no Centro da Cidade de Luanda, pode rondar os 500 Mil dólares, caso o edifício tenha Parque de estacionamento e Elevador o preço é de 600 dólares e se for na Marginal a compra atinge 1 Milhão e meio de dólares.

Zonas como Alvalade, Miramar, Vila Alice e Bairro Azul são as privilegiadas para a compra de Vivendas, dependendo sempre do seu estado de conservação.



Quanto ao Aluguer de Vivendas os preços variam dos 15 aos 30 Mil dólares norte – americanos.






Entretanto, os correctores advogam que mesmo acima de tanta especulação nos preços existe sempre quem paga.


Comentário: Sendo assim, qual será o valor recomendável, que um cidadão, deverá possuir como vencimento mensal, de forma a cobrir esta especulação de loucos e outras do género, como a alimentação, o vestuário, a educação e a saúde ?

Se a compra de um apartamento varia entre os 300 mil e 1 milhão, e no caso de uma vivenda, o preço pode atingir os 5 milhões de dólares, cujo o aluguer varia entre os 15 mil e os 30 mil dólares, não será preferível ao especulador, optar pela compra do imóvel e posteriormente alugá-la, procurando outro destino fora de Angola para viver (por exemplo a Europa) à custa do aluguer e da especulação, onde o custo de vida é mais baixo.

Ou ainda, optar por construir uma cubata num musseque, onde habitualmente vive a classe social desfavorecida ?

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda a quem duvida de que angola n esta a ser disgovernada e isto mesmo disgovernada por traficantes!...

Anónimo disse...

Olha acho eu que os orgaos de direito tem de fazer qualquer coisa para minimizar isto emboa que mesmo fora do pais os precos de compra de casa sao tao ezorbitantes, por exemplo compra uma casa aqui no Reino Unido ronda apartir dos 70000 pounds acima o que e o dobro do dolar, mas o aluguel varia dos 300 pounds en diante dependendo da area