segunda-feira, 3 de março de 2008

Colômbia acusa Hugo Chávez de financiar as FARC

03.03.2008 - 20h38 AFP, PÚBLICO


Acusação parte de documentos encontrados no computador de Raul Reyes


As autoridades colombianas anunciaram ter descoberto no acampamento das FARC no Equador documentos que comprovam que o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, financiou a guerrilha em 300 milhões de dólares.

“Encontrámos informação que compromete o Governo venezuelano”, revelou o general Oscar Naranjo, comandante da polícia colombiana, durante uma conferência de imprensa em Bogotá sobre a operação desencadeada sábado no vizinho Equador, durante a qual foi morto o “número dois” da guerrilha.

Naranjo garante que documentos encontrados no computador pessoal de Raul Reyes demonstram que a Venezuela concedeu “um financiamento de 300 milhões de dólares” às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Horas antes, Oscar Naranjo tinha já dito que Reyes tinha em sua posse documentos que comprovavam a existência de contactos entre a liderança da guerrilha e um enviado do Governo equatoriano – uma acusação que o Presidente Rafael Correa se apressou a desmentir.

A incursão das tropas colombianas no Equador está a gerar uma crise na região, já considerada uma das mais graves da última década. Tanto o Equador como a Venezuela enviaram milhares de soldados para a fronteira com a Colômbia, ao mesmo tempo que romperam, “de facto”, as relações diplomáticas com Bogotá, expulsando os embaixadores do país e chamando os seus diplomatas acreditados no país vizinho.

A tensão poderá aumentar ainda mais face às novas acusações e à confirmação de que a operação para eliminar Reyes foi desencadeada com base em informações transmitidas pelos EUA.

“Os EUA forneceram aos serviços de informação da polícia a identificação do telefone de satélite” do comandante da guerrilha, o que permitiu a sua identificação, adiantou uma fonte do Ministério da Defesa colombiano, em declarações à AFP.

Sem confirmar esta informação, o comandante da polícia admitiu que os serviços colombianos mantêm “uma aliança muito forte com as agências federais americanas” e “isso não é nenhum segredo”.


Comentário: Zangam-se as comadres, conhecem-se as verdades.Não há novidades.Todo o mundo sabe, que os Estados Unidos apoiam a Colômbia.Toda a gente fica a saber, que o interesse de Hugo Chávez pela libertação de prisioneiros não passa de uma operação de marketing, com intuito da valorização pessoal da parte de Chávez, para ser considerado o Pai Herói Libertador da América Latina.

Uma mensagem especial para Hugo Chávez, deixa-te de tretas, com a globalização e o acesso às novas tecnologias, os povos deixaram de ser PARVOS e ESTÚPIDOS.Pega na mala do dinheiro, e vai pessoalmente libertar os Prisioneiros, que andas a comprar a prestações, para valorizares a tua imagem e campanha de marketing.




Sem comentários: