quarta-feira, 12 de março de 2008

Angola: MPLA acusa "Rádio Despertar" de incumprimento de linha editorial


Fonte : Lusa

Luanda, 12 Mar - O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) acusou hoje a "Rádio Despertar" de não cumprir a sua linha editorial, referindo que a mesma se tem pautado por um "pendor mais político ligado à UNITA do que comercial".

Em declarações à Agência Lusa o secretário para Informação do MPLA, Norberto dos Santos "Kuata-Kanaua", afirmou que a questão foi apresentada quarta-feira na reunião do Mecanismo Bilateral de Concertação entre Governo e a UNITA.

Norberto dos Santos, que considera a situação "grave", refere que a "Rádio Despertar" não pode fazer actividade política, enquanto foi licenciada como emissora comercial.

"Se nós respondermos pela mesma letra poderemos criar uma situação que não interessa muito aos angolanos", salientou "Kuata-Kanaua".


O dirigente do MPLA, partido no poder, que se escusou a exemplificar a atitude política assumida pela emissora disse que o assunto será discutido durante um encontro com o conselho de administração da referida rádio, a quem promete apresentar vários exemplos.
"Esta será uma primeira abordagem desta questão e depois, caso não se resolva, iremos levar o assunto à consideração do Ministério da Comunicação Social e do Conselho Nacional de Comunicação Social", frisou.

Contactado pela Lusa, o secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, refutou as acusações afirmando que a "Rádio Despertar" assume-se como um "verdadeiro Parlamento, onde os ouvintes sem distinção de qualquer espécie expõem os seus problemas e isso não tem agradado ao partido no poder".

"Essa acusação não colhe porque a Rádio Despertar trouxe uma mais-valia na informação pública, com visões de todos os partidos, até do próprio MPLA, o que não acontece com os demais órgãos de informação públicos, como a Rádio Nacional de Angola que privilegia o partido no poder", disse Adalberto da Costa Júnior.

Segundo este político, "mesmo dentro do MPLA têm surgido vozes que aplaudem a postura desta rádio e essa reclamação é própria de quem não está habituado ao pluralismo na informação, pois vivemos ainda num Estado partidário".

Já o editor-chefe da "Rádio Despertar", José Ernesto, disse à Lusa que "não têm razão de ser as críticas proferidas pelo secretário para a Informação do MPLA, pois estão desprovidas de qualquer fundamento".

"O que acontece é que as pessoas com opiniões críticas ao Governo encontram nesta emissora e não na oficial espaço para exprimirem os seus pontos de vista e geralmente nós também ouvimos a voz dos governantes, mas estes normalmente nunca estão disponíveis", afirmou José Ernesto.

A "Rádio Despertar" é uma estação emissora comercial angolana criada ao abrigo dos acordos de paz em Angola, em substituição da extinta "Voz da Resistência do Galo Negro", antiga rádio da UNITA.




Comentário:O secretário para Informação do MPLA, Norberto dos Santos "Kuata-Kanaua", esqueceu-se de demonstrar a sua indignação relativamente à disponibildade dos meios materiais colocados à disposição do MPLA (partido no poder) que pode usar a máquina administrativa do país para fazer campanha, como a Rádio Nacional de Angola e a TPA que prestam serviço exclusivo ao MPLA.Assim como, o MPLA pode ususfruir das melhores instalações para fazer campanha, não dando hipóteses à concorrência (outros partidos) de poderem usufruir do dinheiro e materiais do estado para " fazer campanha".Aliás esta situação, já é muito "velha"" em Angola , por parte do MPLA (partido no poder) quando se trata dos meios de comunicação e dos seus profissionais, tentando manipulá-los, limitá-los e manietá-los, numa completa e total intolerância política, que origina perseguições, processos judiciais, prisões.Quantos jornalistas e orgãos de comunicação sociais sentiram e sentem na pele este " PENDOR MAIS POLÍTICO, QUE COMERCIAL DO MPLA" considerados crimes " graves", que sempre RESPONDEU e agiu de acordo com a LETRA implícita nesta afirmação do Secretário da Informação "Se nós respondermos pela mesma letra poderemos criar uma situação que não interessa muito aos angolanos", salientou "Kuata-Kanaua".


Quantos mpalistas, sentem-se indignados pela recente "transmissão da posse do canal 2 da TPA " para a posse da família "Dos Santos".Cuja a transmissão e os argumentos apresentados pelo Ministro da Comunicação na Assembleia, não convenceram nem os deputados do MPLA, nem a cúpula do partido, criando um mal estar interno.Convêm que nesta trapalhada o Secretário da Informação do MPLA, esteja atento à actividade do canal 2 da TPA, para que não possa fazer actividade política, enquanto fôr um canal da cupúla da familia Dos Santos.
A temperatura do clima eleitoral, começa a " aquecer ".



Sem comentários: