domingo, 30 de março de 2008

Ex-marido de Ingrid Betancourt teme que ela já esteja morta


Fonte:APF

PARIS (AFP) — O ex-marido de Ingrid Betancourt, Fabrice Delloye, declarou neste sábado à AFP temer que a refém franco-colombiana "esteja a ponto de morrer ou já esteja morta", após declarações alarmistas por parte de autoridades colombianas sobre seu estado de saúde.

"Tenho medo que Ingrid Betancourt esteja a ponto de morrer ou já esteja morta. O que me angustia é a declaração do governo colombiano, e me pergunto se não dispõem de informações que ignoramos", disse Delloye.

"Segundo informações da polícia, do exército e do ministério da Defesa, Ingrid Betancourt está muito doente e que seu estado de saúde é muito frágil", informou esta fonte à AFP.

Entretanto, o vice-presidente da Ficib (Federação Internacional dos Comitês de Apoio a Ingrid Betancourt), Olivier Roubi, declarou-se "otimista e convencido de que Ingrid Betancourt continua viva".

O governo colombiano anunciou na quinta-feira que, se Betancourt - que sofre de hepatite B e leishmaniose- fosse libertada, estaria disposto a um acordo humanitário e a reduzir suas exigências para soltar guerrilheiros das Farc presos no país.

Na realidade, o estado de saúde da política Ingrid Betancourt é "extremamente delicado", e apesar disto as Farc continuam se movimentando com ela pelas selvas do sul do país, advertiu na sexta-feira um funcionário da Casa de Nariño, sede da presidência. O alerta foi feito antes da visita efetuada neste sábado pelo presidente Alvaro Uribe à localidade de San José, capital do departamento de Guaviare, região onde os guerrilheiros teriam levado Betancourt a um posto médico estatal.

"Apesar de suas deploráveis condições de saúde, os guerrilheiros a obrigam a se deslocar permanentemente, o que agrava sua condição", destacou.

"Estamos pedindo às Farc que libertem imediatamente a senhora Betancourt porque está em grave risco de morrer. Se decidirem não aceitar este pedido, que ao menos aceitem o envio de uma missão médica internacional para evitar que morra".

O padre Manuel Mancera revelou na sexta-feira que cerca de 200 guerrilheiros acompanharam Ingrid Betancourt a um posto médico na zona de Guaviare, na selva colombiana, no mês passado.

Na véspera, o defensor público Vólmar Pérez informou que Betancourt foi levada a um posto de saúde na selva devido ao agravamento de seu estado de saúde.





Comentário:É revoltante, assistirmos ao espectáculo do Presidente Francês Sarkozy, ao acusar a China por VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS, e não assistirmos à mesma acusação relativamente às Farc na Colômbia. Será porque, Ingrid Betancourt é francesa de segunda categoria, sem relevância suficiente para merecer um maior apoio por parte do Sr Sarkozy.

De que está à espera o governo colombiano, para tomar medidas mais urgentes e eficazes, para LIBERTAR esta mulher, que colocou a sua vida em jogo, ao serviço de um povo e de um país.

Será, que o povo e o país, são merecedores de uma mulher com este carácter ?

Será, que não estão todos a ser hipócritas e cínicos ao usarem esta mulher como peão nas jogadas políticas ?

Devido às circunstâncias operacionais no terreno, é sabido que difícilmente o governo e as forças militares colombianas conseguirão " extreminar as Farc".Uma troca de prisioneiros não vai afectar, o que está em jogo.Poder-se-à julgar ou interpretar a troca de prisioneiros das Farc por Ingrid, como uma cedência e enfraquecimento do poder colombiano.Mas ao nível do terreno, das " matas densas", será que o exército colombiano, já não se encontra enfraquecido e impotente desde à muito tempo?


Deus me livre, se algum dia, acordar com a loucura ou a presunção de dedicar-me à política.Embora seja um bom " tacho" para a maioria.

Os políticos são todos ( raras excepções entre as mulheres) uma corja de hipócritas sem carácter.

Não incluam, como excepção entre as mulheres Hilary Clinton, porque essa, come do mesmo prato que come a " corja americana ".

Se esta mulher, morrer, fica provado que o mundo caminha alucinadamente para o " abismo ".


Sem comentários: