segunda-feira, 10 de março de 2008

Alemanha com interesse no turismo angolano

Empresários alemães manifestaram-se interessados em investir no sector do turismo em Angola, depois de terem obtido informações sobre as potencialidades do país durante a Bolsa Internacional de Turismo, cujos trabalhos encerraram esta segunda-feira em Berlim.

De acordo com o director nacional das actividades turísticas, Januário Marra, a participação de Angola em mais uma edição da Bolsa Internacional de Turismo – ITB foi proveitosa, porque serviu para informar à classe empresarial alemã sobre as grandes potencialidades e as oportunidades que se oferecem no sector turístico angolano.

Mais de 300 pessoas visitaram a exposição angolana nos primeiros três dias do ITB (5, 6 e 7 de Março), reservados aos homens de negócios, número que nos dias subsequentes foi aumentado.

O número de visitantes ao stand angolano registou um aumento considerável, após a abertura ao público, nos dias 8 e 9, destacando-se a presença de sete antropólogos que pretendem obter informações sobre povos de Angola, a fim de servir de objecto de estudo.

Sustentou que o interesse dos alemães em investir no turismo em Angola decorre da participação constante do país no ITB, facto que tem permitido divulgar as potencialidades turísticas do país em solo germânico.

Em termos de perspectivas para a edição de 2009 da ITB, Januário Marra informou que se vai trabalhar no sentido de alargar a área de exposição dos actuais 24 para 50 metros quadrados e fazer-se algumas alterações no design do stand.

Na feira, aberta dia 4 de Março, a representação angolana expôs, através de mapas e vídeos, informações diversificadas sobre a realidade turística do país. Folhetos e CD com informações sobre Angola esgotaram-se, devido ao interesse manifestado pelos germânicos em conhecer o país.


Participaram na Bolsa Internacional de Berlim/2008, que durou cinco dias, mais de 10 500 expositores dos cinco continentes, representando pelo menos 200 países.





Comentário: Felizmente que os responsáveis pelo Turismo em Angola, começam aprender as estratégias de marketing que devem ser utilizadas em eventos Internacionais, adoptando outra postura na sua forma de "estar" na dinâmica dos eventos relativos ao Turismo.

Quem conhece Angola mínimamente, conhece bem as potencialidades que o país apresenta, para oferecer um TURISMO de elevada qualidade, atractico e rentável, para todas as partes envolvidas.O turismo moderno, não " vive da carolice de alguns ".O turismo moderno, é cada vez mais exigente e competitivo, necessita de quadros médios e superiores altamente profissionalizados e qualificados.O turismo da carolice, só permite a sobrevivência de quem o gere, cuja a rentabilidade e oferta é reduzida, não favorecendo as potencialidades que um país como Angola necessita e possuí.

O turismo em Angola, tem potencialidades para ser direccionado, em várias vertentes.Turismo social ( abrangendo todas as classes, pequena, média e alta), turismo de negócio, turismo gastronómico, turismo cultural e patrimonial, turismo de lazer, turismo de praia, turismo desportivo, turismo de aventura, turismo de eventos, etc,.

A qualidade e preço, a competividade dos outros países, é muito importante na procura dos destinos, por parte do turista.Nem sempre um preço elevado, corresponde a uma qualidade de oferta elevada.O turista procura sobretudo, um equilibrio entre a acomodação (quarto) e a oferta de infraestruturas razoáveis fora da unidade hoteleira.Qual o interesse para um turista ter uma acomodação de " luxo " se no seu exterior não encontra condições nem infraestruturas de igual nível.

Se Angola continuar a insistir em praticar elevados preços, vai ter muitas dificulades em captar turismo, em países com elevadas culturas para a prática do turismo.Simplesmente, porque as ofertas e a concorrência ao nível do preço/qualidade, por parte dos países potenciais destinos turísticos, são cada vez mais competitivas e atractivas para o potencial turista.

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