segunda-feira, 17 de março de 2008

Angola: Rádio Despertar acusa MPLA de querer interferir na programação

Fonte: Lusa

Luanda, 17 Mar (Lusa) - A "Rádio Despertar" acusou hoje o secretário para a Informação do MPLA, Norberto dos Santos "Kwata-Kanaua", de pretender interferir na linha editorial da estação, uma situação que considerou "absurda
Em declarações à Agência Lusa, o director desta estação emissora, Alexandre Neto Solombe, afirmou não perceber que um partido político tenha necessidade de se reunir com a direcção da rádio para analisar a sua linha editorial.

Para Alexandre Solombe, não é da "competência" do secretário para a Informação do MPLA, partido no poder, questionar a rádio sobre assuntos relativos à sua programação.

O director da "Rádio Despertar" reagia às acusações do secretário para a Informação do MPLA, segundo as quais a emissora estaria a fazer política a favor dos partidos da oposição angolana e não a assumir-se como uma estação comercial, razão pela qual foi criada.

Na altura, Norberto dos Santos manifestou a intenção de se reunir com a direcção da rádio para analisar a situação.

Por seu lado, o director da emissora afirmou ter enviado uma carta ao secretário do MPLA a solicitar "argumentos técnicos" para questionar a rádio.

"A projecção do sinal da Rádio Despertar é que está a preocupar, porque embora emita em Frequência Modulada, devendo apenas ouvir-se em Luanda, as suas ondas sonoras chegam a atingir cantos mais longínquos do país", referiu Alexandre Solombe.

A rádio já foi inspeccionada pelo Instituto Nacional de Comunicações (INACOM) no sentido de avaliar o alcance do sinal, uma iniciativa que o director da rádio considera ter sido desencadeada por um "órgão político".

"Acho caricato que um partido político entenda discutir com a direcção de uma rádio aspectos que dizem respeito à programação", frisou.

Alexandre Solombe afirmou que neste momento a Rádio Despertar é a mais ouvida em Luanda, de acordo com uma sondagem feita pela rádio britânica BBC, que tem escritórios na capital angolana.

"Isto incomoda e pode também pôr em evidência o carácter dos regimes ditatoriais. Significa que estamos ainda numa democracia muito ténue", comentou.

Nos últimos tempos, a "Rádio Despertar" tem inserido na sua programação debates públicos directos, em que os ouvintes criticam sistematicamente as autoridades, pondo em causa o seu desempenho, face às carências sentidas pelas populações.

À pergunta se a rádio está ligada à UNITA, Alexandre Solombe preferiu questionar se os angolanos simpatizantes da UNITA não podem constituir uma sociedade comercial que inscreva uma estação emissora e que respeite as leis do país.

Em funcionamento desde 2006, a "Rádio Despertar" substituiu a antiga Voz da Resistência do Galo Negro, emissora da UNITA, está instalada em Viana, nos arredores de Luanda, contando com 15 profissionais e 18 horas de emissão diária.

Da sua grelha de programação constam espaços informativos, de entretenimento, cultura e desporto. A Rádio Despertar possui correspondentes em Cabinda, Uíge, Benguela e Huíla.





Comentário: O director da rádio não percebe, nem a maioria das pessoas percebem, a razão de tanta preocupação por uma rádio, da parte de um partido, que ocupa o poder.Será pelas sondagens e pelo alcance da difusão que a rádio em causa consegue atingir?
A nova filosofia do MPLA sobre a democracia começa a revelar-se, quando sentem o verdadeiro poder que os média possuem nas populações, principalmente quando as rádios dão a " voz ao povo", para manifestar-se.Os pseudos/novos/ democráticos do MPLA não gostam deste tipo de democracia.


Porque razão, as rádios que emitem directamente de Angola, não conseguem ultrapassar fronteiras.Os angolanos no exterior NÃO conseguem captar as suas ondas.Se os angolanos no exterior, conseguissem captar as rádios, a " bronca e as dores de cabeça" para o secretário da informação do MPLA seria enormes, para poder "controlar" a "Voz do povo".

Um dos grandes pesadelos do MPLA são os " JORNALISTAS E JORNAIS INDEPENDENTES".

Um dos grandes problemas do MPLA é a intolerância política das ideias e da renovação.


Um dos grandes problemas do MPLA, é que a democracia e a política das ideias, foi é, e vai continuar a ser de FACHADA.

O poder e os interesses particulares que ele proporciona aos seus protagonistas, está acima dos interesses democráticos, dos interesses do povo e dos interesses da Nação.Não convêm despertar mentes.Não convêm fazer muito "alarido".

Até quando, Angola vai ter que esperar, até que esta corja de pseudos novos democráticos, entenda que deve retirar-se, para dar lugar a novas e renovadas ideias políticas, sociais e económicas.

Vamos continuar com uma Angola democráticamente de "fachada", ao serviço dos interesses particulares de alguns, ao serviço da corrupção e influências, ao serviço dos países estrangeiros que pactuarem com esta " formula de democracia".

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado despertar. o secret do J.DOS Santos ja e grandinho ele sabe o que est a fazer.

obs.as minhas desculpas n consig meter acentos.

assinat. Cufuiu

Anónimo disse...

Deixa a radio desperter fazer o seu trabalho para o povo abrir os olhos,porq dizer democracia enquanto em angola nao existe mais eu prometo o MPLA que esta chegar a vossa hora de sair no poder nosso vamos lutar para democracia em angola,a luta continua a victoria e certa.